Campus adquire coleção completa de Tobias Barreto
O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Tobias Barreto, recebeu das mãos do Secretário Municipal de Cultura, Sr. Josenilson Bispo dos Santos, a obra completa do jurista, poeta e filósofo Tobias Barreto de Menezes. A coleção foi organizada pelo historiador e membro da Academia Sergipana de Letras, Luiz Antonio Barreto, e objetiva apresentar à comunidade a lição, deixada por Tobias Barreto, de pensar desassombradamente, com audácia e por si mesmo.
Tobias Barreto (1839-1889) foi filósofo, escritor e jurista brasileiro. Foi o líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como Escola do Recife, que agitou a Faculdade de Direito do Recife. Patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.Contemporâneo de Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Castro Alves, Tobias viveu, durante anos, em um ambiente muito intelectualizado e dominado pelos estudantes do curso jurídico.
A contribuição filosófica e científica de Tobias Barreto foi de grande importância, uma vez que contestou as linhas gerais do pensamento jurídico dominante e tentou fazer um entrosamento entre a filosofia e o direito, propagando os estudos de Darwin e de Haeckel. Apesar de ter vivido até as vésperas da República, não se envolveu nos movimentos republicanos. Ele lecionou na Faculdade de Direito de Recife, a qual, hoje, é consagrada como "A Casa de Tobias".
Obras
A Escravidão, 1868
Ensaios de Filosofia e Crítica, 1875
Ensaio de Pré-História da Literatura Alemã, 1879
Estudos Alemães, 1880
Dias e Noite, 1881
Menores e Loucos, 1884
Discursos, 1887
Questões Vigentes, 1888


Redes Sociais