Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus cria área para atender comunidade ciclista
Início do conteúdo da página
BICICLETÁRIO

Campus cria área para atender comunidade ciclista

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2025, 11h49 | Última atualização em Sexta, 25 de Abril de 2025, 13h01

Espaço organizado com suporte e câmera de videomonitoramento foi inaugurado há duas semanas

DSC 0110 bA Direção-geral do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) entregou à comunidade acadêmica no dia 9 de abril, durante a abertura do ano letivo 2025, um bicicletário para atender a demanda de alunos, servidores, colaboradores e visitantes que utilizam a bicicleta como meio de transporte. A estrutura foi construída com área superior a 90 metros quadrado, permitindo acomodar dezenas de bikes, oferecendo mais segurança e incentivando a mobilidade sustentável.DSC 0076 b

O bicicletário está instalado no pavilhão principal, área que fica a direita após o portão de acesso ao campus, e funciona das 5h às 23hO0. Durante o período de recesso escolar, a direção-geral determinou a realização de obras de manutenção no pavimento e serviços de pintura na área interna para criação do novo espaço para bicicletas.

O diretor-geral do campus Aracaju, professor Francisco Gumes, destaca que a iniciativa teve baixo custo , mas a terá alta eficiência. “A estrutura foi construída com área superior a 90m², tendo sido realizada majoritariamente com recursos e mão de obra da própria unidade, por meio da equipe de manutenção predial.”.  A execução demandou cerca de duas semanas de trabalho contínuo. Entre os materiais utilizados estão cabos e acessorios elétricos, dois refletores de LED adquiridos pela Diretoria de Administração, 3,8 metros de grades metálicas reaproveitadas do próprio campus e uma câmara de videomonitoramento adquirida pela Direçã-geral.

Com base nos valores praticados atualmente no mercado local, estima-se que o custo médio dos materiais utilizados na criação do bicicletário gira em torno de R$ 4.000,00 a R$ 4.500,00. Professor Francisco Gumes ressalta que não houve contratação externa de serviços, sendo toda a mão de obra absorvida pela equipe interna. O espaço foi pensado para atender a demanda da comunidade interna e externa e estimular esse meio de transporte.

 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página