Mais de 500 alunos estão inscritos na OBMEP 2025
Aplicação das provas da 1ª fase acontecerá no dia 3 de junho
Todos os estudantes dos seis cursos técnicos, integrado ao ensino médio, do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe estão inscritos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025) e terão a oportunidade de testar seus conhecimentos na prova que ocorrerá no dia 03 de junho, das 13h até 15h30, nas salas 1s, 2s e 3s do IFS Aracaju. Para participar, basta o aluno comparecer ao local no dia e horário determinados. A competição é gratuita.
Neste ano, mais de 500 alunos estão aptos a participar da prova e concorrer às premiações da maior olimpíada científica do Brasil. A competição ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira fase composta por prova objetiva e a segunda por prova discursiva. Todos os alunos do integrado, com matrícula ativa em 2025, estão inscritos no nível 3, categoria destinada aos estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio.
O IFS campus Aracaju será responsável pela aplicação da prova da primeira fase, que consiste em um prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada, totalizando 20 pontos. A divulgação do resultado está prevista para 1º de agosto. A organização da OBMEP/2025 no campus está a cargo dos professores da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima), José Hélio Barbosa Júnior e Maikon dos Santos Livi.
Serão classificados para a 2ª fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira etapa. A segunda fase ocorrerá em 25 de outubro (sábado), às 14h30, e se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pelo pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, de caráter classificatório, composta de 6 (seis) questões valendo até 20 pontos cada. A divulgação dos premiados ocorrerá em 22 de dezembro de 2025.
Os professores José Hélio Barbosa Júnior e Maikon dos Santos Livi destacam que a principal importância da OBMEP é despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela Ciência em geral. Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
São objetivos da olimpíada estimular e promover o estudo da matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.


Redes Sociais