Partiu IF completará 60 dias de atividade em Aracaju
O programa visa reduzir desigualdades educacionais, oferecendo reforço escolar e apoio psicopedagógico
A coordenação do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades, Partiu IF, no campus Aracaju, promoveu no dia 18 de junho o Projeto Integrador Junino com atividades de correio elegante/cordel (Língua Portuguesa), jogos matemáticos (Matemática), experiência com fogos de artifício e teste da chama (Ciências), brincadeiras juninas como boca do palhaço, desafio da argola e pescaria (práticas suplementares). A ação contou com a participação de alunos, professores, bolsistas e gestores do programa. A sala de aula recebeu decoração especial com bandeirolas coloridas e ainda teve comidas típicas e muita animação.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) - por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) - e visa preparar estudantes de escola pública para o ingresso no ensino médio ofertado pela Rede Federal. O objetivo principal é o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes do 9˚ ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. O público-alvo são os estudantes de 14 a 17 anos de escolas públicas municipais e estaduais, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência que estão sendo preparados para o ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe.
No IFS campus Aracaju, a maioria dos alunos é de bairros de Aracaju, mas também estudantes que residem nos municípios sergipanos da Barra dos Coqueiros e Siriri. A coordenadora pedagógica do Partiu IF, a técnica em Assuntos Educacionais, Cristiane Sobral Santos Silva, faz uma avaliação positiva após dois meses de implantação no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. “Percebemos que os alunos já estão bem integrados às propostas do programa, eles participam das aulas, apresentam atividades práticas e mostram interesse pelos conteúdos apresentados”, afirma. Em quase 60 dias, foram realizadas aula inaugural, avaliação diagnóstica, dinâmica de grupo, visita guiada no campus, aulas práticas com experimentos no laboratório de física, oficina de redação, oficina de Cordel, roda de conversa sobre o futuro profissional, jogos e bingo matemático, aula de música e o Projeto Integrador Junino, ações que contribuem no desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico e reflexivo.
Entre as atividades do programa também estão reunião com a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico dos estudantes. A oficina de Cordel foi ministrado no dia 4 de junho pelo professor convidado Emanuel Souza Rocha, cordelista, escritor e compositor, que desenvolveu um ótimo trabalho com os alunos sobre Física. A aula de música foi ministrada no dia 05/06 pelo professor e maestro James Bertisc. “Ele falou sobre a música, apresentou os instrumentos musicais e os cursos disponibilizados pelo IFS e ainda cantou com os alunos do Partiu IF. Os alunos Ryan Felipe Santos Silva e Kênio Miguel Marinho Santos tiveram a oportunidade de tocar os instrumentos formando duetos com o professor James. Foi um momento mágico e emocionante!”, avalia a coordenadora.
O prograna iniciou as atividade em 30 de abril deste ano e se estenderá até 3 de dezembro de 2025. A equipe é formada pelos professores professores Diogo dos Santos Gonçalves Bahia (matemática), Priscila Morgana Bezerra de Oliveira Mendonça (Português) e Paulo César Lima Santos (Ciências da Natureza), os monitores Jonathan Vinicius da Conceição Santos, Maria Wilma Mota e Naiane Karoline Santos Correia, a coordenadora pedagógica Cristiane Sobral Santos Silva e a psicóloga Karen Gomes Leite no apoio pedagógico. O curso é gratuito e presencial. As aulas ocorrem todas as quartas e quintas-feiras pela manhã.
Para a coordenadora pedagógica o Partiu IF é uma excelente oportunidade para alunos do 9º ano das escolas públicas municipais e estaduais se prepararem para estudar o ensino médio do IFS. “Aos poucos as aprendizagens dos alunos estão sendo recompostas e eles estão sendo preparados para ingressar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Rede Federal, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. O programa também visa reduzir desigualdades educacionais, oferecendo reforço escolar e apoio psicopedagógico. Já percebemos o interesse dos alunos em estudar no IFS em 2026, eles estão encantados com os espaços físicos, instalações, aulas práticas nos laboratórios e com a oportunidade de educação profissional de qualidade”.
Além do reforço escolar, o Partiu IF oferece apoio psicopedagógico do Napne para auxiliar os estudantes em suas dificuldades e garantir o seu bem-estar emocional durante o curso. Ao participarem das aulas de reforço, os participantes recebem uma bolsa de R$ 200 por mês como ajuda de custo, durante os oito meses de duração do programa.



Redes Sociais