NAPNE promove ações para fortalecer inclusão de estudantes com deficiência
Atividades foram iniciadas em 9 de abril e finalizadas em 10 de setembro
Ao longo do período letivo de 2025.1, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFS campus Aracaju promoveu ações de formação continuada para a comunidade interna do campus em temas relacionados à inclusão de estudantes com deficiência. Entre as atividades realizadas estão as oficinas de Noções Básicas de Libras, Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), Conhecendo as Deficiências e Transtornos de Aprendizagem, Elaboração de Avaliações Inclusivas e Uso do Canva na produção de recursos visuais com Inteligência Artificial.
As Ações, no formato de oficinas, palestras e rodas de conversa, atingiram em torno de 150 servidores, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) dos diversos setores da instituição, além de estudantes representantes do grêmio estudantil. De acordo com o coordenador do NAPNE, professor mestre Danilo Lemos Batista, o objetivo é proporcionar aos estudantes com deficiência uma experiência inclusiva em todos os espaços e entre todos os agentes que compõem o ecossistema educacional do campus Aracaju, de forma a impactar positivamente na permanência e êxito dos estudantes dos diversos cursos.
A capacitação ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2025, iniciado em 9 de abril e finalizado em 10 de setembro. “Nossas atividades de formação
continuada já são uma constante no campus. No entanto, tivemos uma alta adesão da comunidade interna nesse último período. Desde a participação do grêmio estudantil e da Coordenadoria de Controle Docente e Discente (CCDD), que tiveram a iniciativa de solicitar ao NAPNE momentos de capacitação para seus integrantes, até docentes e TAEs aproveitando o período sem aulas dos cursos subsequentes e de graduação para participarem do nosso II Ciclo de Capacitação.” , avalia Danilo Lemos.
A CCDD é um setor que atua diretamente com os discentes, oferecendo orientação e acolhimento. Por isso, a capacitação oferecida pelo Núcleo teve grande relevância, pois possibilitou conhecer melhor os estudantes e compreender as suas especificidades. “Esse aprendizado contribui para que o nosso atendimento seja mais humano, inclusivo, respeitoso e de qualidade. Além disso, despertou em nós o interesse em participar de futuras formações, como um curso básico de Libras, por exemplo.”, revelou Raphaela Maria Nascimento Lima Moreira, assistente de aluno da Coordenadoria de Controle Docente e Discente.
Para a pedagoga da Equipe Multidisciplinar, Denice Batista da Silva, a capacitação promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades
Específicas é necessária para atuação dos profissionais. “A formação proporcionada pelo Napne é fundamental para que possamos dirimir as barreiras, físicas, atitudinais e de currículo, porque a inclusão é desafio para todos. Os momentos de formação são de partilha de saberes e construção de caminhos.”, afirma Denice.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFS é o setor responsável pelo assessoramento, planejamento e execução de políticas voltadas para Pessoas com Necessidades Específicas (PNE). Para os fins de desenvolvimento das ações do NAPNE, entende-se por Pessoas com Necessidades Específicas (PNE) aquelas que apresentam deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia), altas habilidades/superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e comprometimento temporário ou intermitente.


Redes Sociais