Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > NAPNE promove ações para fortalecer inclusão de estudantes com deficiência
Início do conteúdo da página
CAPACITAÇÃO

NAPNE promove ações para fortalecer inclusão de estudantes com deficiência

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 12h13 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 12h35

Atividades foram iniciadas em 9 de abril e finalizadas em 10 de setembro

 materia capacitacao napne 04Ao longo do período letivo de 2025.1, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFS campus Aracaju promoveu ações de formação continuada para a comunidade interna do campus em temas relacionados à inclusão de estudantes com deficiência. Entre as atividades realizadas estão as oficinas de Noções Básicas de Libras, Elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), Conhecendo as Deficiências e Transtornos de Aprendizagem, Elaboração de Avaliações Inclusivas e Uso do Canva na produção de recursos visuais com Inteligência Artificial.materia capacitacao napne 05

As Ações, no formato de oficinas, palestras e rodas de conversa, atingiram em torno de 150 servidores, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) dos diversos setores da instituição, além de estudantes representantes do grêmio estudantil. De acordo com o coordenador do NAPNE, professor mestre Danilo Lemos Batista, o objetivo é proporcionar aos estudantes com deficiência uma experiência inclusiva em todos os espaços e entre todos os agentes que compõem o ecossistema educacional do campus Aracaju, de forma a impactar positivamente na permanência e êxito dos estudantes dos diversos cursos.

 A capacitação ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2025, iniciado em 9 de abril e finalizado em 10 de setembro. “Nossas atividades de formação materia capacitacao napne 01continuada já são uma constante no campus. No entanto, tivemos uma alta adesão da comunidade interna nesse último período. Desde a participação do grêmio estudantil e da Coordenadoria de Controle Docente e Discente (CCDD), que tiveram a iniciativa de solicitar ao NAPNE momentos de capacitação para seus integrantes, até docentes e TAEs aproveitando o período sem aulas dos cursos subsequentes e de graduação para participarem do nosso II Ciclo de Capacitação.” , avalia Danilo Lemos.materia capacitacao napne 03

 A CCDD é um setor que atua diretamente com os discentes, oferecendo orientação e acolhimento. Por isso, a capacitação oferecida pelo Núcleo teve grande relevância, pois possibilitou conhecer melhor os estudantes e compreender as suas especificidades. “Esse aprendizado contribui para que o nosso atendimento seja mais humano, inclusivo, respeitoso e de qualidade. Além disso, despertou em nós o interesse em participar de futuras formações, como um curso básico de Libras, por exemplo.”, revelou Raphaela Maria Nascimento Lima Moreira, assistente de aluno da Coordenadoria de Controle Docente e Discente.

Para a pedagoga da Equipe Multidisciplinar, Denice Batista da Silva, a capacitação promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades materia capacitacao napne 02Específicas é necessária para atuação dos profissionais. “A formação proporcionada pelo Napne é fundamental para que possamos dirimir as barreiras, físicas, atitudinais e de currículo, porque a inclusão é desafio para todos. Os momentos de formação são de partilha de saberes e construção de caminhos.”, afirma Denice.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFS é o setor responsável pelo assessoramento, planejamento e execução de políticas voltadas para Pessoas com Necessidades Específicas (PNE). Para os fins de desenvolvimento das ações do NAPNE, entende-se por Pessoas com Necessidades Específicas (PNE) aquelas que apresentam deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia), altas habilidades/superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e comprometimento temporário ou intermitente.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página