Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Programa explora outros espaços físicos além da sala de aula
Início do conteúdo da página
ENSINO

Programa explora outros espaços físicos além da sala de aula

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2025, 13h01 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 09h54

Alunos vivem experiência de cohecerem novos ambientes de aprendizagem

WhatsApp Image 2025 09 11 at 10.55.30 bA equipe do Partiu IF do Istituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, está expandindo os espaços de aprendizagem para que os 40 alunos assistidos pelo programa sintam-se à vontade e interessados em aprender. A proposta é tornar o ensino mais dinâmico e significativo, além de despertar o sentimento de pertencimento ao local.WhatsApp Image 2025 09 11 at 10.50.47 b

Os professores Paulo César Lima Santos, Diogo dos Santos Gonçalves Bahia e Priscila Morgana Bezerra de Oliveira têm adotado metodologias ativas que envolvem tanto o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial quanto a exploração de espaços alternativos ao ambiente tradicional da sala de aula.

As atividades vêm sendo realizadas em áreas abertas, na biblioteca, na quadra de esportes, nos laboratórios, entre outros ambientes disponíveis na instituição. A equipe quer oferecer aos estudantes novas formas de interação com os conteúdos programáticos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais engajador, participativo e alinhado às demandas contemporâneas da educação.

Na disciplina de Matemática, por exemplo, o professor Diogo dos Santos Gonçalves Bahia, em parceria com o monitor Jonathan Vinícius da Conceição Santos, utilizou uma plataforma educativa, Wayground, que emprega inteligência artificial para a criação de atividades interativas. Além dessa ferramenta, os conteúdos da disciplina costumam ser explorados utilizando diversos exemplos práticos, ilustrativos e relacionados a questões cotidianas.

WhatsApp Image 2025 09 17 at 09.31.04 1 bA professora Priscila Morgana Bezerra de Oliveira, nas aulas de Língua Portuguesa, com o apoio da monitora Naiane Karoline Santos Correia, desenvolve atividades na biblioteca da instituição, com o objetivo de estimular a leitura e a pesquisa por meio da mediação literária e da exploração de obras diversas. Também tem utilizado a observação de atividades realizadas na quadra de esportes como ponto de partida para registros escritos, seguidos de análises sobre temáticas que atravessam o cotidiano dos estudantes, como esportes, superação, saúde, bem-estar, emoções, regras, disciplina, entre outros aspectos socioculturais.

O professor Paulo César Lima Santos, da disciplina de Ciências, em conjunto com a monitora Maria Wilma Mota, realiza atividades regularmente em espaços ao ar livre e nos laboratórios do campus, favorecendo o aprendizado prático e experimental, essenciais para a compreensão dos conteúdos científicos.

Na disciplina de Formação Suplementar, a equipe pedagógica, representada por Cristiane Sobral Santos Silva e Fabiana de Oliveira Lobão, vem desenvolvendo, por meio de atividades coletivas e individuais, temáticas transversais relevantes, como o respeito à diversidade, aspectos da educação inclusiva e a promoção da comunicação não violenta. O objetivo é proporcionar espaços de reflexão crítica e contribuir para a formação integral dos estudantes.

WhatsApp Image 2025 09 11 at 09.50.57 bAlém disso, a equipe tem planejado e executado projetos integradores que articulam as três disciplinas do programa, promovendo atividades interdisciplinares, visitas institucionais e vivências relacionadas ao universo acadêmico, ampliando os horizontes formativos dos participantes. Essas iniciativas refletem um compromisso com a inovação no ensino, promovendo o acesso ao conhecimento de forma diversificada, criativa e condizente com os desafios educacionais da atualidade.

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades é uma iniciativa do Ministério da Educação. Foi lançado oficialmente pelo MEC no dia 10 de março de 2025 em Natal, Rio Grande do Norte. A iniciativa busca ampliar o acesso de estudantes da rede pública ao ensino técnico federal, preparando-os para o ingresso nos Institutos Federais (IFs) através de aulas e reforço educacional. 

No campus Aracaju, o Partiu IF atende 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal. As atividades foram iniciadas em 30 de abril deste ano e se estenderão até 3 de dezembro de 2025. O curso é gratuito e presencial. As aulas ocorrem todas as quartas e quintas-feiras, pela manhã. 

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2025 09 11 at 09.23.30 1 b  WhatsApp Image 2025 09 17 at 09.31.05 b

 

WhatsApp Image 2025 09 11 at 09.23.30 b  WhatsApp Image 2025 09 11 at 10.50.46 b  WhatsApp Image 2025 09 11 at 10.55.30 1 b

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página