Alunos do Partiu IF revelam desejo de empreender
Durante atividade acadêmica, estudantes mostram interessem pelo empreendedorismo
O empreendedorismo entre os jovens segue em alta. Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. De acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, divulgada em dezembro do ano passado, o empreendedorismo é o desejo profissional de três a cada dez jovens brasileiros até os 27 anos.
Durante uma atividade com a professora doutora Nara Vieira de Souza, da disciplina Práticas Curriculares em Sociedade III do curso de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, os alunos Paulo Almeida de Araújo , Maria Aparecida Germina de Sousa, Joyce Gois dos Santos e João Filipe Ferreira de Araújo Santos, em conjunto com a docente, identificaram como prioridade inicial o interesse em abordar a temática do empreendedorismo com a turma do Projeto Partiu IF.
O grupo indicou, inicialmente, a aplicação de uma avaliação diagnóstica de perfil empreendedor para entender qual o entendimento sobre a temática, geolocalização do olhar de fala de cada estudante, possíveis referências familiares e do seu entorno que eram vistas como empreendedoras. Após essa etapa de conhecer a intimidade conceitual sobre o assunto, bem como as informações que os alunos têm, serão realizadas, no mês de novembro, atividades práticas que dialoguem com aspectos do cotidiano dos estudantes.
A articulação entre a professora Nara Vieira de Souza, da disciplina Práticas Curriculares em Sociedade III do curso de Gestão em Turismo, e a equipe pedagógica do Partiu IF campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe representa uma estratégia pedagógica , com impactos diretos na formação integral dos estudantes. “Essa colaboração interdisciplinar visa integrar conhecimentos
acadêmicos com práticas sociais e profissionais, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa”, afirma a coordenadora pedagógica do Partiu IF campus Aracaju, Cristiane Sobral Santos Silva .
Ao propor atividades que conectam teoria e prática, os estudantes têm a oportunidade de aplicar conceitos em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, a abordagem de temas como o empreendedorismo permite que os alunos reconheçam e aproveitem oportunidades em seus contextos específicos, fortalecendo sua capacidade de atuação no mercado de trabalho.
A professora doutora Nara Vieira explica que a parceria propõe executar uma atividade que agregue conhecimento e experiência tanto aos estudantes sob sua supervisão quanto aos participantes do PartiuIF. “Essa iniciativa tem como objetivo promover a integração entre disciplinas e programas complementares, favorecendo o desenvolvimento de competências práticas, o engajamento estudantil e a ampliação do repertório acadêmico”.


Redes Sociais