Campus Estância firma parceria com o Núcleo de Apoio ao Trabalho
Iniciativa vai fomentar oportunidades profissionais tanto para estudantes do IFS quanto para jovens do município
*Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância firmou uma parceria com o Núcleo de Apoio ao Trabalho para fomentar oportunidades profissionais para os jovens do município. A iniciativa abrange três frentes: divulgação de vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz para a comunidade acadêmica; realização de capacitações para aumentar as chances de empregabilidade dos estudantes e egressos e oferta de cursos de Educação a Distância (EAD) e Formação Inicial Continuada (FIC) em áreas demandadas pelo mercado local.
Os treinamentos e capacitações destinados aos alunos do IFS vão abranger áreas específicas para o recrutamento no mundo do trabalho, a exemplo de elaboração de currículo, como se preparar para entrevistas de emprego e como se cadastrar na plataforma do NAT. Já os cursos de aperfeiçoamento, especialização e atualização em educação profissional e tecnológica serão oferecidos pelo IFS para a comunidade estanciana a partir do levantamento das demandas de mão de obra da região.
A divulgação das oportunidades profissionais será intermediada pelo Núcleo de Apoio ao Estagio (NAE) do Campus Estância, com o suporte do NAT. O objetivo é, além de informar sobre as vagas disponíveis, fazer uma triagem a partir dos dados coletados com o empresariado local que permita um melhor direcionamento das necessidades do mercado às qualificações e formação dos estudantes do instituto.
As tratativas sobre a parceria ocorreram em reunião no Gabinete da Direção Geral do IFS, que contou com a participação da diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, do coordenador do NAE, Lucas Costa e do coordenador do Núcleo de Apoio ao Trabalho, Marcel Andrade. “Nossa intenção é fortalecer ainda mais a parceria com IFS e a Prefeitura de Estância para oportunizar trabalho, renda e desenvolvimento sustentável para a população, especialmente os jovens”, afirmou Andrade.
Para Sônia Melo, iniciativas como essa contribuem para a permanência e o êxito dos alunos, que passam a vislumbrar um caminho de oportunidades profissionais para a construção de carreiras bem-sucedidas. “É fundamental estreitar as relações com qualquer ente público para fortalecer e ampliar as chances de acesso ao mundo do trabalho e de formação em áreas que o IFS detém expertise”, destacou.


Redes Sociais