Nove projetos do Campus Estância são certificados em premiação realizada no Rio de Janeiro
Certificação reconhece instituições que desenvolvem projetos de impacto social relacionados aos ODS, propostos pela ONU
Por: Andersonn Ribeiro
O Campus Estância teve nove projetos certificados (7 próprios e 2 em parceria) durante a Cerimônia Nacional de Certificação do Selo ODS Educação, ocorrida nesta quinta-feira (20), no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A certificação é um reconhecimento nacional para as maiores instituições brasileiras que estão desenvolvendo projetos de impacto social relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Organização da Nações Unidas – ONU.
A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, UNB 2030 e teve a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como instituição anfitriã e realizadora do evento nesta edição.
Ao todo, foram certificadas 74 instituições de ensino, que desenvolveram 909 iniciativas e somaram 1.939 impactos sociais durante todo o ano de 2024. O Selo ODS Educação reconhece o trabalho organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os ODS, além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.
Para a diretora do campus, Sônia Albuquerque receber a certificação do Selo ODS Educação 2024 é uma grande conquista. “A certificação, a partir de nove projetos e 44 impactos ODS, evidencia a contribuição positiva das nossas iniciativas, bem como destaca nosso compromisso com ações concretas que promovem o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Essa premiação não apenas reafirma a relevância do nosso trabalho, mas também nos mobiliza a fortalecer e a ampliar nossas iniciativas, viabilizando aos nossos estudantes uma formação humana, integral e contribuindo ativamente para um mundo mais sustentável”, disse.
Já Márcia Santos, professora que participou da cerimônia no Rio de Janeiro e autora do Projeto Ecotech, que atua com comunidades tradicionais, educação ambiental e implantação de trilhas interpretativas na Região Sul do estado, disse que a certificação no Selo ODS Educação é um reconhecimento de extrema importância para o Campus Estância e para os nove projetos participantes. “A presença do Ecotech, ao lado de outros projetos tão relevantes, demonstra que estamos no caminho certo. Diante da atual emergência planetária, integrar saberes por meio da Educação Ambiental é essencial para a conservação dos ecossistemas locais e a valorização das comunidades tradicionais”, pontuou.
Outra professora que teve projeto certificado e que também esteve na cerimônia foi Aline de Jesus Sá. Ela é autora do Projeto CompostIFS, que mobiliza ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica, institucional e comunitária. Aline disse que a cerimônia de certificação do Selo ODS Educação foi muito significativa e; que seus sentimentos em participar foram de felicidade e realização. “Senti-me honrada em representar juntamente com a professora Márcia nossa instituição em um momento de reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe de servidores, pois nos dedicamos muito para ofertar educação pública de qualidade e esse reconhecimento é um estímulo para continuarmos nos envolvendo nas ações de ensino, pesquisa e extensão para promoção de sustentabilidade ambiental. O evento foi fantástico, com a participação de profissionais sensacionais que fizeram abordagens muito importantes em relação ao cenário mundial no que se refere a várias temáticas, que devem ser trabalhadas nas instituições de Ensino Básico e Superior”, festejou.
Os ODS e a Agenda 2030
Os ODS são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, melhorar o clima e garantir que pessoas de todo o mundo possam desfrutar de paz, prosperidade e uma vida digna.
A Agenda 2030 da ONU é um compromisso assumido, em 2015, pelos 193 países membros da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, incluindo o Brasil. A meta é cumprir, até 2030, os 17 ODS que se desdobram em 169 metas com foco na superação dos principais desafios enfrentados no plano internacional para a construção de um mundo melhor e em ações que reduzam a desigualdade, promovam a saúde, educação e inclusão social, ampliem o acesso a direitos básicos e preservem o meio ambiente.
Estão entre os objetivos desse pacto global: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.
O 18º ODS
Durante o evento também foi apresentado O ODS 18, que é fruto da articulação entre o Ministério da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e Cidadania e do Ipea. “Esse ODS trata especificamente da igualdade étnico - racial e surge para enfrentar o racismo e a desigualdade e faço aqui uma ressalva já colocada por professores e coordenadores de pesquisa e extensão do IFS. As ações afirmativas precisam ser realmente efetivadas, pois temos um grupo grande de alunos que necessita dessas ações e precisamos estar atentos à sua concretização para a real promoção da igualdade na educação”, pontuou a professora Aline Jesus de Sá.
Dentro dessa perspectiva o pró-reitor de Ensino Alysson Barreto, afirma que o IFS vem desempenhando ações afirmativas para o acesso e valorização desse público na instituição, a exemplo do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena. “Atualmente temos um NEABI que tenta atender a toda instituição. O que queremos é criar esse núcleo em todos os campi para atender as necessidades locais e específicas desses alunos. Já as ações afirmativas, o IFS atende a Lei de Cotas e também realiza a heteroidentificação como mecanismo para minimizar fraudes e garantir acesso justo a esse público, além de diversos auxílios que incluem também esses e outros alunos. Sabemos que temos muito que avançar ainda, mas estamos imbuídos nessa missão”, concluiu Alysson.
Confira os projetos do campus certificados com o Selo ODS:
- Tijolos maciços com incorporação de conchinhas: um projeto social – propõe o desenvolvimento de tijolos sustentáveis a partir do reaproveitamento de resíduos de conchas do mar para atender a demanda social do povoado Ouricuri, no litoral de Estância. O objetivo foi ensinar a comunidade a produzir tijolos artesanais de material reutilizável para a construção das próprias casas e geração de renda extra. Autoria: Herbet Alves de Oliveira
- Política institucional de meio ambiente e sustentabilidade – abordagem educacional comprometida em fomentar a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a governança ética em todas as suas práticas realizada pela Faculdade Pio Décimo, em parceria com o Campus Estância, com o objetivo de alinhar a instituição às demandas de um mundo em transformação e promover uma mudança significativa dentro da comunidade acadêmica e além. Autoria: Maria Izabella Matos Santos
- CompostIFS – mobiliza ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica, institucional e comunitária, que incluem mostras, oficinas e minicursos em escolas, comunidades rurais, espaços públicos e demais instituições. A proposta é replicar os resultados obtidos em outros campi do IFS, escolas de Estância, municípios vizinhos e comunidades rurais para incentivar a prática da compostagem, fortalecer as cadeias de produção de agricultores familiares e incentivar a agricultura urbana em residências e escolas. Autoria: Aline de Jesus Sá.
- Melhoramento de imagens mamográficas utilizando Transformada de Haar e Filtro de Difusão Anisotrópica – desenvolvimento de tecnologia que permitirá a melhoria de imagens das mamografias para aprimorar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir do uso de recursos da física, da matemática e da inteligência artificial. Autoria: Hamona Novaes dos Santos e André Luiz Nogueira.
- Projeto Ecopaes – propõe aprimorar habilidades, produzir ideias e consolidar parcerias, para além da sala de aula, como objetivo fazer com que os estudantes desenvolvam ações que modifique a realidade do seu território, com autonomia e responsabilidade social, a exemplo da troca de sacolas plásticas nas padarias de Estância por sacos de pano feitos de retalhos de indústrias têxteis e de lojas de tecidos. Autoria: José Horimo Medeiros.
- Educação 2030 no CCPA por meio de parcerias – busca sensibilizar e capacitar o gestor de tempo e docentes sobre a importância dos ODS, integrar os ODS no currículo e na prática pedagógica, e (re)estruturar projetos pedagógicos para refletir os objetivos da Agenda 2030. A implementação dessa iniciativa é fundamental para equipar a comunidade com as ferramentas possíveis para contribuir positivamente para os desafios e realizar a importante transição em direção a uma educação alinhada aos ODS. Autoria: Maria Izabella Matos Santos.
- Castanhas do Sol – uma alternativa sustentável para o processamento da castanha: propõe o desenvolvimento de uma nova metodologia de beneficiamento da castanha de caju utilizando energia heliotérmica, uma fonte renovável e abundante na região nordeste. A ideia é implantar um sistema de cozimento por concentrador solar parabólico, conhecido como Scheffler Dish, nas minifábricas e cooperativas locais, permitindo a substituição das fontes não renováveis e promovendo o uso de uma tecnologia limpa e acessível. Autoria: Luciano Melo e Diego Deda.
- Projeto Ecotech – atua com comunidades tradicionais, educação ambiental e implantação de trilhas interpretativas na Região Sul e reúne ações em que a escola se mostra ativa na busca da resolução de problemáticas socioambientais. O foco é a propagação das potencialidades para fortalecer a sustentabilidade por meio do uso da tecnologia, da conservação dos ecosssistemas locais e da inclusão socioambiental. Autoria: Márcia Maria de Jesus Santos.
- Cineclube IntegraIFS – consiste na ampliação das atividades de exibição mensal de filmes nacionais e na ampliação para a comunidade externa em parceria com a rede pública municipal, de modo a cumprir a Lei nº 13.006/ 2014 e valorizar a tradição de Estância já ter sido uma das grandes referências de exibição cinematográfica no estado. A ideia é que o cineclube possa auxiliar estudantes a levantar discussões sobre a potencialidade cultural do país, compreender o cinema como fonte histórica e contribuir para a inserção cultural da comunidade acadêmica de forma ativa e positiva. Autoria: Luzileide Silva, Lorena Campello, Alci Neves.


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