Campus Estância realiza formatura de Engenharia Civil
Curso completa 10 anos e acaba de entregar o 100° engenheiro à sociedade
Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância acaba de formar mais uma turma de Engenharia Civil que teve como grande marco a entrega do centésimo engenheiro à sociedade, desde a criação do curso em abril de 2014. Essa marca foi alcançada justamente quando o curso completa 10 anos de história.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares, professores, servidores e amigos dos sete formandos, que escolheram para nomear a turma o primeiro coordenador do curso, professor Herbet Alves de Oliveira. Tamanha simbologia envolvendo as datas e as homenagens produziu momentos de muita emoção.
Fizeram parte da mesa o pró-reitor de Ensino, Alysson Santos Barreto, que representou a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade; a diretora-geral do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo; o paraninfo e coordenador do curso, professor Thiago Augustus Remacre Munareto Lima, e o patrono, professor Gilberto Messias Júnior.
Após a abertura da sessão solene de outorga de grau, a formanda Maisa Santos Batista Mares prestou o juramento, que antecedeu a entrega dos diplomas. Em seguida a oradora da turma, Ionária de Jesus Julião, fez um discurso comovente que enalteceu os pilares que, assim como nas obras, dão sustentação à trajetória acadêmica: os professores, familiares, colegas de turma e amigos.
Emoção
“Hoje, o coração bate mais forte, e a emoção transborda em cada olhar que se cruza neste auditório. É impossível não sentir a força simbólica deste momento: depois de tantos desafios, dúvidas, noites em claro e sonhos que pareciam distantes, nós finalmente chegamos aqui”, ressaltou a oradora.
O paraninfo, Thiago Remacre, lembrou que a Engenharia Civil é a arte de conectar pontos invisíveis e de resolver problemas reais com criatividade. “Não se acomodem. O mundo da engenharia está em constante mudança: novas tecnologias, materiais sustentáveis, cidades inteligentes. Sejam eternos aprendizes”, destacou.
A diretora Sônia Melo destacou os marcos históricos da turma. “Hoje, o curso de Engenharia Civil do Campus Estância completa 10 anos de existência. E é com grande honra que celebramos a formatura do centésimo engenheiro formado por nosso campus. Um marco simbólico, que reflete o compromisso coletivo com uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada”.
O pró-reitor Alysson Barreto usou a parábola do Bambu Chinês para enfatizar a importância da persistência e da resiliência para a realização profissional. “Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos – exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros”.
Sobre o curso
Pioneiro na região Sul do estado, o curso de Engenharia Civil do IFS - Campus Estância é muito bem-conceituado no Ministério da Educação (MEC) e no mundo do trabalho ao embasar carreiras de sucesso em grandes empresas, startups, no setor público e no mercado de engenharia. Além disso, tem conseguido aprovações em importantes programas de pós-graduação do Brasil e até do exterior.
Redes Sociais