Campus Estância entrega à sociedade os mais novos técnicos de Edificações
Solenidade reuniu gestores, professores, servidores, familiares e amigos dos concluintes
Por Carole Ferreira da Cruz
A solenidade de encerramento do curso técnico subsequente de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância reuniu gestores, professores e servidores, além de familiares e amigos dos concluintes. Com a sessão solene do último dia 22 de maio, a instituição acaba de entregar à sociedade sete profissionais altamente qualificados para os desafios do mundo do trabalho e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
Fizeram parte da composição da mesa a patronesse Fernanda Martins Cavalcante de Melo, que representou a diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a paraninfa Heni Mirna Cruz Santos e os professores homenageados José Carlos Anunciação Cardoso Júnior, Givaldo Almeida dos Santos e Matheus Carvalho Conceição - que foi o escolhido para dar nome à turma.
Em seguida, a juramentista Samilly Santos Andrade de Sá fez o juramento que foi repetido em voz alta pelos demais concluintes e ocorreu um dos momentos mais aguardados da noite: a entrega dos certificados de conclusão do curso. Logo depois, a oradora Esthefany Vitória Costa Felipe fez o discurso de abertura da solenidade em que citou nominalmente os professores e enalteceu cada uma das suas qualidades.
Histórias que se entrelaçam
“Hoje, não somos apenas formandos. Somos histórias que se entrelaçaram, sonhos que se encontraram, caminhos que agora se abrem para o infinito. Quantas vezes pensamos em desistir? Quantas vezes a dúvida bateu mais forte do que a esperança? E mesmo assim, aqui estamos. Aqui estamos, porque dentro de cada um de nós havia uma força que nem sempre era visível, mas que nunca nos deixou parar. Essa vitória não é só nossa. É de quem acreditou quando a gente duvidou. É de quem estendeu a mão quando a caminhada parecia difícil demais. É de quem enxergou em nós aquilo que, muitas vezes, esquecemos de ver: o nosso potencial”, lembrou Esthefany.
Heni Mirna destacou que o convite para ser paraninfa foi uma honra e um reencontro com a sua própria história como egressa do curso de Edificações. “[...] vocês seguiram, aprenderam, cresceram. E é por isso que hoje estão aqui, formando-se não apenas como técnicos em Edificações, mas como pessoas capazes de edificar sonhos, realidades e futuros. Lembrem-se: a vida profissional de vocês começa com os fundamentos aprendidos aqui. Mas quem constrói o andar mais alto, quem ergue pontes, quem abre caminhos... são vocês. E sempre será”, afirmou.
Fernanda Martins destacou que a formação de um profissional da construção civil é como a edificação de uma obra: precisa estar alicerçada em bases sólidas, capazes de resistir ao tempo e aos desafios. “O curso técnico em Edificações tem contribuído, de forma muito significativa, para o desenvolvimento da região, formando profissionais preparados, com sólida base técnica, capazes de atuar no mundo do trabalho com responsabilidade social, compromisso ético e atenção às questões ambientais”, discursou.
Redes Sociais