Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza solenidades de encerramento de curso
Início do conteúdo da página
CURSOS INTEGRADOS

Campus Estância realiza solenidades de encerramento de curso

Publicado: Quinta, 22 de Mai de 2025, 16h24 | Última atualização em Terça, 27 de Mai de 2025, 18h32

IFS entrega à sociedade 37 técnicos em Energias Renováveis e Edificações na modalidade integrada ao ensino médio

Por Carole Ferreira da Cruz

FormaturaEdificaçõesCAPAO Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância abriu a temporada das solenidades de encerramento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Esta semana foram entregues à sociedade 37 novos técnicos em Sistemas de Energias Renováveis e em Edificações, que estão habilitados para o exercício profissional e para seguir os estudos numa instituição de ensino superior. Muitos deles já foram aprovados no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e têm vaga garantida na universidade.

FormaturaRenováveiscapaAs cerimônias ocorreram no auditório e contaram com a participação de professores, servidores, familiares e amigos dos concluintes. No dia 21 de maio compuseram a mesa de encerramento de Energias Renováveis o coordenador do curso, Diego Déda, a paraninfa Maria Alciene Neves e o patrono Roberto da Silva Macena. No dia 23 a mesa de Edificações contou com a participação da diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, da coordenadora do curso, Maria Simone, do paraninfo Adysson André Fortuna de Souza e do patrono Antônio Fernandes Antero Cardoso dos Santos.

Os juramentistas Darllison Johnson Gouveia Lima Santos e Rute Lyciet Ferreira leram o juramento, que foi repetido em voz alta pelos demais colegas de turma. Logo depois ocorreram os momentos mais comoventes da noite: a entrega dos certificados de conclusão de curso e a leitura dos discursos dos oradores, professores, coordenadores de curso e da diretora Sônia Melo, que representou a reitora do IFS na solenidade do dia 23 de maio. 

Energias Renováveis

A oradora Katharyna Maria dos Santos Almeida lembrou o quanto o IFS potencializa os talentos e une as pessoas. “Me olhando hoje, e para todo mundo aqui —  sabendo que cada um passou por sua própria jornada — eu posso afirmar com a maior certeza: a gente cresceu e a gente se transformou. Agora a gente precisa pegar essa bagagem toda — que é pesada — e seguir. Faculdade, mercado de trabalho, vida. Agora somos jovens pombinhos prontos pra voar. Porque a gente não sai daqui só com um diploma técnico em Energias Renováveis. A gente sai formado para a vida”.

FormaturaRenováveis1A paraninfa Alciene Neves fez um discurso poético que destacou momentos comoventes em sala de aula que favoreceram o aprendizado e os laços afetivos. “Vocês são da turma de Energias Renováveis. Mas eu digo: o que se renovou aqui não foi só o saber. Foi o afeto. Foi a esperança. Foram vocês mesmos. Que bela forma de energia: essa que move o mundo sem caber em fórmulas. Essa que transforma não o planeta — mas as pessoas. E, ao transformar, acende. O futuro, agora, é estrada”.

O coordenador Diego Déda destacou a trajetória exitosa e de superação dos concluintes. “Vocês chegaram aqui ainda muito jovens, cheios de perguntas, sonhos, inseguranças... e olha só onde estão agora! Concluindo não só o ensino médio, mas também uma formação técnica de peso, num curso que fala diretamente com o futuro: energia renovável. E eu não estou falando só do futuro profissional de vocês. Estou falando do futuro do planeta, da sociedade, da forma como vivemos e convivemos com o mundo ao nosso redor. E vocês fizeram parte disso!”.

Edificações 

FormaturaEdificaçõesCAPA2jpgA oradora Yasmin Santos Oliveira recordou os desafios no início do curso, o apoio dos professores, as experiências e as amizades no contexto do IFS. “Acredito que o melhor que posso dizer agora é para acreditarem em si mesmos, cada um tem seu potencial e seus objetivos para alcançar. Que hoje possam sair daqui não só ótimos técnicos em Edificações, mas também ótimos cidadãos, pessoas responsáveis e cuidadosas consigo mesmas e com quem nos rodeia. Até porque é importante lembrar que esse não é o fim, mas um novo início para cada um de nós”.

O paraninfo Adysson Fortuna lembrou a satisfação de dar aula para a turma de Edificações, que desde cedo demonstrou inúmeras competências. “Aqui vocês estão fechando um ciclo para começar um ciclo novo, novos desafios e desafios maiores, continuem se dedicando cada vez mais, estudando cada vez mais, porque a informação de qualidade é um bem precioso. Não caiam na armadilha de acreditar em atalhos e sucesso fácil, o sucesso duradouro requer dedicação, vocês vão precisar passar os próximos anos investido para só depois colher o sucesso real”.

A diretora Sônia Melo discursou sobre a necessidade de a formação técnica estar à serviço do desenvolvimento humano e social. “Como nos ensina o filósofo e educador Bernard Charlot, aprender exige mobilização: é preciso que o saber faça sentido para o sujeito e dialogue com seu projeto de vida. E é esse perfil — de profissionais mobilizados e implicados com a transformação da realidade — que a sociedade espera, e precisa, de cada um de vocês”.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página