Campus Estância fortalece ensino e gestão com ampliação de servidores
Renovação chegou a 44,07% entre os professores e irá favorecer a implantação de novos cursos
Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância passa por um novo momento de fortalecimento institucional com a renovação e ampliação do quadro de servidores, resultado direto da realização de concursos públicos e de editais de remoção interna. A medida visa oxigenar as áreas de ensino e administrativa, além de assegurar os recursos humanos necessários à implantação de novos cursos, como o recém-criado Programação em Jogos Digitais, e outros em fase de implementação, como Produção de Áudio e Vídeo, Designer de Interiores, Multimídia e as Licenciaturas em Letras-Português e Matemática
A expansão foi maior entre o corpo docente. O número de professores efetivos saltou de 44 para 59, o que representou um crescimento de 34,09%. Ao todo, 14 docentes saíram por remoção, enquanto 26 novos assumiram funções no campus, o que significa uma renovação de 44,07%. Entre os servidores técnico-administrativos, o crescimento foi mais discreto: de 34 para 36 profissionais - alta de 5,88%. Houve quatro saídas e a chegada de seis novos servidores – quatro por concurso e dois por redistribuição, o que configurou uma renovação de 16,67%.
No total, o Campus Estância ampliou seu quadro funcional em 21,79%, ao passar de 78 para 95 servidores, e promoveu uma renovação geral de 33,68%. Essas avanços reforçam o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação pública, gratuita e de excelência, de modo a assegurar as condições para novas ofertas formativas, maior eficiência institucional e cumprimento dos desafios acadêmicos, estruturais e sociais previstos no plano de desenvolvimento do IFS.
Por entender que a chegada dos novos profissionais representa não apenas um reforço operacional, mas também a renovação de ideias, práticas pedagógicas e inovação administrativa, a Direção Geral adotou uma séria de medidas para promover a integração dos servidores. Entre os destaques estão as ações de acolhimento e interação para promover o sentimento de pertencimento, a apresentação da equipe, dos principais projetos, ações e fluxos institucionais, além da realização do painel de reuniões semanais de ambientação, informes e alinhamento.
Ambientação
Algumas das pautas já discutidas foram o Projeto Pedagógico de Curso (PPC´s), os projetos de pesquisa, extensão e centro de memória, a Feira de Ciências (FEICE) e o currículo integrado na educação tecnológica. Estão programadas ainda reuniões sobre disponibilidade de recursos e reflexão acerca de possibilidades, uso de tecnologias digitais no processo de correção, utilização de recursos audiovisuais como ferramentas para o ensino, planejamento de simulados, propostas de ações de integração e documentos norteadores do IFS voltados ao público com necessidades especiais.
Para a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a chegada de novos servidores representa um momento imprescindível para o fortalecimento institucional. “Essa renovação é fundamental para fortalecer projetos, contribuir estrategicamente para implantação de novos cursos e, consequentemente, a ampliação de oportunidades educacionais à sociedade. No âmbito da gestão, temos priorizado ações de ambientação que promovam a familiarização com os sistemas, processos internos, principais projetos, fluxos institucionais e na cultura organizacional ”, destacou.
Ao chegar na instituição, a professora de Português, Fabiana Ferreira, foi contagiada pelo sentimento de pertencimento e acolhimento. “Na entrevista que precedeu a nossa posse no dia 25 de março, perguntaram me qual seria meu maior desejo ao entrar no IFS. Eu respondi: ter um clima organizacional agradável, leve, com boas pessoas... assim ocorre até hoje. Em Estância, estou extremamente feliz desde o acolhimento no dia que sucedeu a minha posse. Somos muito bem orientados pela direção geral, somos tratados como professores que, desde sempre, estiveram na casa”, ressaltou.


Redes Sociais