Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove ação “Diálogos Institucionais” com palestras do NAPNE sobre futuro e protagonismo juvenil
Início do conteúdo da página

Campus Estância promove ação “Diálogos Institucionais” com palestras do NAPNE sobre futuro e protagonismo juvenil

Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 10h44 | Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2025, 10h44

Encontros realizados entre 11 e 14 de agosto reuniram turmas do Ensino Médio Integrado para refletir sobre escolhas profissionais, inclusão e habilidades socioemocionais

WhatsApp Image 2025 08 14 at 13.54.18O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou, entre os dias 11 e 14 de agosto, a ação Diálogos Institucionais, iniciativa criada para estreitar os espaços de diálogo entre a gestão, os setores institucionais e os estudantes. A proposta é aproximar rotinas administrativas de questões emergentes da comunidade educacional, por meio de encontros temáticos.

Nesta edição, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) contribuiu com a palestra “Futuro: Que bicho é esse?”, ministrada por Deivesson de Sousa Lima. As sessões ocorreram no auditório do campus e envolveram turmas do Ensino Médio Integrado em Edificações, Eletrotécnica, Energias Renováveis e Jogos Digitais.

Futuro e inclusão

Durante as palestras, Deivesson abordou questões como a importância da educação e da autodescoberta, o desenvolvimento de habilidades na era da tecnologia, as escolhas de carreira e a construção do futuro, além do papel do protagonismo juvenil no engajamento e na colaboração social. Outro ponto de destaque foi a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentados como referências para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e como guias para a transformação social.

WhatsApp Image 2025 08 14 at 13.54.17 2As atividades foram distribuídas ao longo da semana, com foco em diferentes turmas. No dia 11 de agosto, segunda-feira, o auditório do campus recebeu às 14h os estudantes do 3º ano. Já na terça-feira, 12 de agosto, às 9h, foi a vez das turmas do 1º ano participarem da palestra. O ciclo de encontros foi encerrado no dia 14, quinta-feira, também às 9h, com os alunos do 2º ano. Todas as atividades foram gratuitas e exclusivas para estudantes do Ensino Médio Integrado.

Inclusão como compromisso institucional

“O NAPNE enfrenta diariamente os desafios da inclusão e da acessibilidade, apoiando estudantes com deficiência e necessidades específicas, além de promover a sensibilização e a instrumentalização docente. Nesse sentido, o projeto “NAPNE em Ação” surge como estratégia para fortalecer práticas inclusivas e socioemocionais, alinhadas à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e à Política Nacional de Educação Especial (PNEE)”, explica Deivesson Lima.

Para o campus, a implementação dessas ações representa não apenas o cumprimento de exigências legais, mas também o fortalecimento do compromisso do IFS com a diversidade, a equidade educacional e a integração institucional.

Impactos para a comunidade acadêmica

As palestras e demais atividades do projeto incentivam a reflexão crítica, o engajamento e a valorização do protagonismo juvenil, conectando a prática educativa a temas contemporâneos como redução das desigualdades, saúde emocional, sustentabilidade e escolhas profissionais. Inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as ações contribuem para a promoção da educação de qualidade, a igualdade de gênero, a inclusão e a sustentabilidade, fortalecendo o compromisso do IFS com a formação integral de seus estudantes.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página