IFS Estância e Prefeitura firmam parceria para solucionar desafios urbanos, através do curso de Engenharia Civil
Projeto inovador adota metodologia PBL em 10 disciplinas, unindo teoria e prática.
Em uma ação estratégica, a Coordenação do Curso de Engenharia Civil (Coec) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Estância, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras de Estância, liderada pelo secretário Zejomá Júnior. A iniciativa permitirá que 10 disciplinas adotem metodologias Problem-Based Learning (PBL) para enfrentar desafios urbanos reais do município, unindo formação prática dos estudantes e entrega de propostas técnicas acessíveis à gestão pública.
O projeto contará com 390 horas distribuídas em disciplinas extensionistas de Práticas Curriculares em Sociedade, estruturadas em três etapas: diagnósticos realizados in loco, desenvolvimento de soluções em conjunto com técnicos da prefeitura e socialização dos resultados durante a Feira de Soluções das Práticas Extensionistas do curso de Engenharia Civil da unidade de ensino.
Entre os projetos previstos, os alunos atuarão em ações como mapeamento de áreas de risco, reparos em estradas vicinais, elaboração de planos de saneamento para bairros periféricos, gestão de obras com novos Indicadores-Chave de Desempenho na construção civil e vistorias em edificações públicas e históricas do município. Cada disciplina contará ainda com o acompanhamento de um engenheiro municipal, designado como tutor.
Para o coordenador do curso e um dos responsáveis pela iniciativa, o professor Thiago Remacre, a ação representa um marco para a formação acadêmica e para a cidade. Ele enfatizou que esta parceria transcende a sala de aula.
“Estamos integrando definitivamente a teoria à prática, colocando nossos alunos para resolver problemas reais de Estância com a metodologia PBL. O resultado será duplo: engenheiros com uma melhor formação e um legado de soluções técnicas para a gestão pública, transformando o conhecimento acadêmico em uma ferramenta concreta de transformação social para o município de Estância”, disse o docente.
O pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS, José Osman dos Santos, também esteve presente na visita técnica realizada aos locais das ações extensionistas para o semestre 2025.2. Na ocasião, destacou que a parceria entre o Campus Estância e a Prefeitura fortalece a missão institucional do IFS de contribuir com o desenvolvimento do município, ao mesmo tempo em que promove a vivência prática e transformadora para os estudantes.
“O convênio objetiva dar suporte ao desenvolvimento local, em específico com assessorias, ensaios e outras ações na área de infraestrutura do Município, dando oportunidade de aprendizagem aos estudantes, através de problemas reais. A partir daí, serão originados vários projetos, além de estágios, bem como a possibilidade de cumprimento da carga horária relativa à curricularização da extensão”, explica o pró-reitor.
Osman ressalta que por uma outra perspectiva, o IFS acaba cumprindo aquilo que é previsto em lei: “dando suporte ao desenvolvimento local, apoiado na Ciência, Tecnologia e Inovação”.


Redes Sociais