Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Fogueteando mantém tradição dos foguetes em Estância
Início do conteúdo da página
FEICE

Fogueteando mantém tradição dos foguetes em Estância

Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 11h21 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2025, 17h00

Competição abriu a Feira de Integração Científica e mobilizou 62 equipes compostas por 213 estudantes

Por Carole Ferreira da Cruz

Foguete1A tradicional competição de foguetes abriu a Feira de Integração Científica (FEICE) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância no dia 17 de novembro. Em sua quinta edição, o evento foi reformulado e culminou no projeto Fogueteando, que promoveu lançamentos com mais de 100 m de distância e mobilizou 213 estudantes, divididos em 62 equipes.

Foguete2Foguetes endiabrados feitos de garrafa pet riscaram os céus da área externa do campus e chamaram a atenção dos expectadores. A torcida vibrava a cada novo lançamento, enquanto assistia a um espetáculo de aerodinâmica e muita criatividade, aliado a conhecimentos de física, química, matemática, astronomia e astronáutica.

Foguete3Mesmo com a renovação de 100% da equipe envolvida na organização, a competição manteve a tradição e trouxe inovações. Participaram da comissão organizadora os professores Erisvaldo Ramalho, José Henrique, Felipe César, Bruno Vinícius, Gabriel e Felipe Abreu, que contaram com o suporte dos professores Monilson de Sales e Michel Habib.  

A novidade deste ano foi o stand montado em paralelo à competição para exibir as estações de Física, Química e Engenharia Aeroespacial com o objetivo de mostrar o contexto histórico da corrida espacial. Os lançamentos que nasceram com a FEICE fizeram Estância ostentar o título de capital dos Foguetes de Sergipe. O município se transformou num tradicional polo nacional de jovens talentosos lançadores, que conquistam todos os anos medalhas e troféus em competições nacionais. 

VENCEDORES

A grande vencedora desta edição foi a equipe Hope, que fez um lançamento de 207 m e consagrou o bicampeonato das alunas Juliana Viana Santana, Emilli Itauane Mesquita e Maria Eduarda Rosário. O segundo lugar ficou com a equipe Nebula X, formada por Marcelly Bittencout Santos, Leticya de Jesus Santos, Ronald Tavares dos Santos e Rayssa Vitória Andrade (145,2 m); e o terceiro lugar com a equipe Arqespacial, composta por Daniel Costa Santos, Laura Sophia de Jesus Santos, Clara Sabrina Vilanova de Carvalho e Eduarda Benícia da Costa Santos (131,3 m).

Foguete4Todo ano cresce a participação da comunidade e os projetos ficam ainda mais elaborados. Tamanho sucesso se deve às premiações oferecidas pela comissão organizadora, que consegue recursos para a realização nos editais de fomento à ciência e tecnologia, e à oportunidade das equipes vencedoras competirem nacionalmente no Rio de Janeiro.  

Foguete5O fogueteando é uma atividade lúdica em que os alunos conseguem aliar conhecimento e criatividade para mostrar que é possível aprender com diversão. “Fizemos muitas pesquisas e ajustamos o bico, o peso, a solução ideal de bicarbonato e vinagre, fomos aprendendo e vendo que era possível com empenho e dedicação chegar lá”, afirmou Rafael Reis, da equipe “Além da gravidade”, que estreou na FEICE com um ótimo lançamento.

Outro foguete que se destacou foi da equipe URSS. “Lançamos oito foguetes e só deram certo os dois últimos. Trabalhamos duro e chegamos a ficar 9 horas fazendo tentativas num único só dia. Tivemos que ajustar as aletas, o bico e o balão de água. Deu certo: conseguimos lançar e alcançamos a maior distância justamente no dia da competição”,  relatou Christian Gabriel Marques Araújo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página