Semana Bibliocult é realizada no IFS Campus Itabaiana
Consolidado como uma tradição no calendário do campus, o evento já chega à sua sexta edição.
Entre os dias 20 e 23 de maio, a Coordenação da Biblioteca do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana promoveu a 6ª edição da Semana Bibliocult, com o tema "Cultura além da leitura". O evento movimentou o campus com uma programação diversificada, voltada à valorização da leitura, da cultura e do conhecimento, reafirmando o papel da biblioteca como um espaço dinâmico de convivência, expressão e formação integral.
A ação, que reuniu discentes da instituição e integrou a comunidade externa, foi conduzida por uma programação dinâmica e diversa, reafirmando o papel da biblioteca como um espaço de convivência, expressão e diálogo no ambiente acadêmico.
Ao longo da programação, o campus foi palco de exposições, rodas de conversa e atividades educativas. Um dos destaques foi a exposição fotográfica "Águas de Sergipe", do fotógrafo Emanuel Rocha, que permaneceu durante todos os dias do evento, promovendo o sentimento de identidade e pertencimento dos alunos em relação ao território sergipano. A abertura da semana contou com uma animada Roda de Cordel, reunindo os cordelistas Salete Nascimento, Alaíde Costa, Ademarcos Santana e Zé Roberto, e prestigiada por discentes e servidores, inclusive do Campus Glória.
Em outro momento da programação, no dia 22 de maio, foi realizada a oficina “A dança como resistência cultural do povo africano em diáspora”, conduzida por Débora Lima, psicóloga do Campus Lagarto. A atividade abordou temas como resistência, memória e expressão, promovendo, por meio do movimento corporal, a valorização da cultura afrodescendente. Quem participou vivenciou um ambiente de respeito à diversidade e de reconhecimento das raízes culturais africanas.
No dia 23/05, o campus recebeu uma visita especial dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Benedito Figueiredo. As crianças exploraram a biblioteca e participaram de uma encantadora contação de histórias conduzida pela Profa. de artes do campus, Clara Talha Melo de Sousa. As crianças ainda puderam assistir a um cinema educativo e conheceram diversos espaços do instituto. Nos laboratórios, puderam aprender sobre experimentos científicos, como a produção e o lançamento de foguetes. A experiência despertou a curiosidade e fortaleceu o vínculo entre a educação básica e o ensino técnico e tecnológico.
A bibliotecária do Campus Itabaiana e coordenadora do evento, Jeane Gomes, destacou sua satisfação com o engajamento institucional. “Foram tantos elementos positivos, com participações tão valiosas, que não poderia ter sido mais especial. Conseguimos envolver profissionais de outros quatro campi e da Reitoria, além de fortalecermos a parceria com a comunidade externa”, afirmou.
O último dia da Semana Bibliocult, sexta-feira (23/05), foi marcado por um momento especial de reflexão e acolhimento, com a participação de mulheres da comunidade externa. A atividade teve início com a enfermeira Brenda Karolina, do Campus Itabaiana, que abordou a importância do autocuidado na vida das mulheres, frequentemente marcada por rotinas exaustivas.
Na sequência, Ana Lúcia Filipin, assistente em administração do Campus Aracaju e integrante da ONG Ciclo Fraterno, junto à psicóloga Karen Leite, também do Campus Aracaju, conduziu a dinâmica “Quebrando o Ciclo”. A atividade utilizou um jogo como ferramenta lúdica e sensível para abordar os diferentes tipos de violência contra a mulher, promovendo a conscientização e o diálogo.
A participação da comunidade contou ainda com o apoio do agente comunitário de saúde Manoel Messias, fortalecendo o vínculo entre o Instituto e a sociedade por meio de ações voltadas à educação e ao empoderamento.
A Semana Bibliocult consolidou-se como uma importante iniciativa de promoção da educação integral, valorizando a diversidade e inspirando novos olhares sobre o papel do ensino público na transformação social. O evento reafirma o compromisso do Campus Itabaiana com a formação crítica e humanista de seus estudantes e com o fortalecimento do diálogo entre a instituição e a comunidade.
* Fotos: Mirella Bezerra e Cícero Nascimento
Redes Sociais