IFS campus Itabaiana celebra a Cordelteca no Dia do Poeta da Literatura de Cordel
Comunidade acadêmica agora conta com espaço dedicado a literatura de cordel
Celebrado em 1º de agosto, o Dia do Poeta da Literatura de Cordel homenageia os cordelistas, figuras centrais na preservação da cultura popular nordestina. Com sensibilidade e engenho, esses poetas transformam o cotidiano, a história e a imaginação em versos rimados que atravessam gerações.
No Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, a data ganha um significado ainda mais especial. Desde maio deste ano, a comunidade acadêmica passou a contar com a Cordelteca, um espaço inteiramente dedicado à literatura de cordel, localizado na Biblioteca do campus. A inauguração aconteceu durante a 6ª edição da Semana Bibliocult, evento cultural que promoveu a valorização da identidade regional por meio da arte e da literatura popular.
Na ocasião, o campus teve a honra de receber três importantes nomes do cordel em Sergipe: Alaíde Costa (in memoriam), homenageada por sua trajetória na poesia popular; Salete Nascimento, fundadora da Academia Sergipana de Cordel; e Ademarcos Santana, reconhecido poeta e atuante representante da cultura nordestina.
Com mais de 200 títulos disponíveis para consulta, a Cordelteca é mais do que um acervo: é um ambiente temático, acolhedor e cuidadosamente projetado para inspirar leitores e valorizar a riqueza da cultura nordestina.
A bibliotecária responsável pelo espaço, Jeane Gomes, destaca: “A sala foi sonhada e construída com muito cuidado para ser um espaço que acolhe, inspira e desperta orgulho da nossa produção cultural. Cada detalhe foi pensado para entreter, educar e valorizar a literatura de cordel.”
A gerente de Ensino do Campus Itabaiana, a Profa. Manoela Falcon Gallotti, também ressalta a relevância da iniciativa:“A Cordelteca do Campus Itabaiana se constitui num espaço em que a valorização da cultura, por meio da literatura de cordel, possibilita aos estudantes e frequentadores da biblioteca uma experiência imersiva nessa arte popular tão significativa para a cultura nordestina. Poetas, cordelistas, escritores e leitores da literatura popular encontram aqui não apenas folhetos e obras diversas, mas também uma ambientação que os transporta para o universo imagético representado nos versos.”
A Cordelteca está aberta à visitação de toda a comunidade, e segue a disposição das instituições interessadas em realizar visitas pedagógicas agendadas.


Redes Sociais