Projeto “Cultivando leitores para cidadania no campo” inicia atividades no campus Glória
A atividade de capacitação dos professores foi realizada pela pedagoga Danise Vivian e pela professora Iranilde Rocha, servidoras do campus que implementaram o projeto. Durante a capacitação, os professores tiveram oportunidade de identificar quais itens do acervo da minibiblioteca serão úteis em sua prática e, em conjunto, discutiram estratégias para a execução do projeto. "Os professores puderam, através dessa oficina [de capacitação], conhecer o objetivo de cada obra contida no kit expositor", relata Danise.
Segundo a professora Iranilde, a capacitação ampliou a noção que os professores tinham em relação à intenção da iniciativa. "Foi um momento para tirar dúvidas, sugerir e planejar, tanto para unificar as ações – ou seja, seguir uma sequência lógica –, como para firmar parcerias para atingir a finalidade última, que é a transformação social", avalia.
Público externo
Além dos alunos do IFS, a iniciativa do projeto também alcança estudantes da comunidade externa, a exemplo da Escola Municipal professor José Augusto Barreto, da cidade de Nossa Senhora da Glória. A professora Edirene Souza, funcionária do município, também esteve presente na oficina de capacitação e conta que planeja utilizar as obras da minibiblioteca como inspiração para o concurso de poesia que ocorre anualmente na escola. A temática será voltada para a agricultura.
"A maioria dos pais dos nossos alunos são agricultores. A gente tem muito aluno que é agricultor também. E também temos muitos alunos da EJA [projeto de Educação de Jovens e Adultos], que já vivem nessa realidade da agricultura familiar", destaca Edirene, afirmando que essa será uma oportunidade dos alunos estudarem sobre a terra e produzirem trabalhos ainda melhores.
Minibibliotecas
As minibibliotecas constituem uma iniciativa da Embrapa, criada em 2003, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para levar informações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural, por meio de cartilhas ilustradas e em linguagem simples, e uso de audiovisuais, como vídeos e áudios.
O projeto "Cultivando leitores para cidadania no campo", do IFS, foi selecionado pela Embrapa para incentivar a leitura e a inclusão produtiva, na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural com o uso da minibiblioteca do Plano Brasil sem Miséria.


Redes Sociais