Alunos de ensino médio do campus Glória refletem sobre uso consciente da água
A ideia do projeto, que conta com a participação de três bolsistas, todas alunas do campus Glória, surgiu a partir de um problema que assusta o mundo: a escassez de água. “Vivemos uma realidade onde a crise dos recursos hídricos se agrava cada vez mais. Apenas 2% da água do planeta é potável – e esses 2% são extremamente mal utilizados”, justifica Weverton. Assim, ele planejou o ensino da disciplina de química de uma forma contextualizada. “Pegamos alguns conteúdos de química, como os estados físicos e propriedades da matéria, substâncias, misturas, e associamos com o problema regional – também nacional –, que é a seca”, conta.
De acordo com o professor, a intenção é conscientizar os alunos quanto à utilização da água, com foco especial na realidade da cidade de Nossa Senhora da Glória, explicando o processo de captação, armazenamento e filtração da água. “Em outras palavras: mostrar a eles, de certo modo, o percurso que a água faz para chegar até a nossa residência, desde as etapas de tratamento até o consumo”, explica.
Mudança de hábito
Edy Lucas, aluno do curso técnico integrado em Agropecuária, pretende compartilhar a ideia de uso sustentável da água. “Essa oficina serviu para a gente como uma experiência para levarmos para casa e passarmos para os familiares, os vizinhos, até mesmo para a cidade em geral, porque foi uma forma da gente aprender como a água chega na companhia de saneamento, a forma de tratamento adequada, que podemos reutilizar a água em casa”, declara.


Redes Sociais