IFS empossa mais 40 novos servidores
Oito dos 10 campi do instituto foram contemplados nesta etapa
Quarenta novos servidores foram empossados na manhã desta terça-feira (24), em cerimônia ocorrida na sede da Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Entre eles quatro foram Técnicos Administrativos em Educação (TAE), que irão atuar na própria Reitoria e nos campi Tobias Barreto e Poço Redondo. Já os professores foram lotados em oito dos 10 campi do IFS, espalhados no interior do estado.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Menezes Junior, disse que com a posse, o instituto vai, enfim, começar o ano letivo de 2025 com um número satisfatório de professores. “A gente vai iniciar as nossas aulas de 2025 com um capital humano que sempre sonhamos. Pois agora os nossos servidores poderão respirar e se comprometer com o tripé que sustenta a nossa instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão”, salientou.
Já a reitora Ruth Sales Gama de Andrade festejou a solenidade que trouxe mais pessoas para compor o quadro de servidores da instituição. “É um dia especial. Estamos concluindo mais um ciclo de posses com servidores que irão suprir nossas demandas, pois estamos prestes a abrir novos cursos e eles são muito bem-vindos para integrar a nossa equipe de profissionais”.
E por falar em novos cursos, o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, adiantou que diversos dos servidores empossados hoje vão também integram o quadro de professores de dois novos cursos de nível superior que serão ofertados brevemente nos campi Estância e Tobias Barreto. “Para o semestre que vem, o Campus Estância irá ofertar o curso de Licenciatura em Letras e, possivelmente ano que vem, o de Tobias Barreto vai ofertar o de Bacharel em Administração. Teremos ainda uma nova solenidade de posses. O concurso foi realizado para preencher 183 vagas. O próximo passo é conversar com os diretores dos campi e analisar quais as demandas de cada um para podermos dar seguimento as próximas posses”, destacou.
Outro ponto evidenciado pelo pró-reitor de Ensino foi que com os novos professores será possível dar fôlego aos servidores que já são da casa. “É um fôlego que a gente tem tanto para as atividades de ensino, de pesquisa e extensão, quanto para a concessão dos nossos direitos enquanto professor. Antes os professores estavam com carga horária muito alta, o que impedia deles desfrutarem do direito de licenciarem-se para realizar capacitação. Agora realmente nossos colegas poderão usufruir desse direito que é de todos os servidores da instituição tanto professores, quanto técnicos-administrativos”.
O lema é retibuir
Professora de Língua Portuguesa, Fabiana Ferreira, foi lotada no Campus Estância. Formada em Letras Português, não escondeu a felicidade em fazer parte do Instituto Federal de Sergipe. “Estou muito grata pelo acolhimento e a minha expectativa é contribuir bastante tanto do ponto de vista formal, quanto do ponto de vista funcional. Estou bastante empolgada na perspectiva de contribuir no processo de formação e manutenção; empolgada em trabalhar em todas as esferas. Meninos de 3º Ano, do profissional e daqui a pouco graduação. Eu sou filha das universidades federais; eu sou filha das políticas públicas e o meu desejo é devolver em dobro tudo que recebi”, relatou emocionada a professora.
A diretora geral do Campus Estância, professora Sônia Albuquerque, disse que a posse vem fortalecer todo o instituto, principalmente na oferta do ensino. “Isso só vem contribuir, significativamente, no desenvolvimento e fortalecimento das ofertas dos cursos do instituto, nos diferentes níveis, nas diferentes modalidades de ensino, bem como na possibilidade de ampliação de cursos demandados pela sociedade. Até então estávamos sem conseguir atender essas demandas pela impossibilidade de termos docentes. Mas com a chegada deles, seremos mais fortes e assim fortalecemos também a rede federal de ensino”.
Poço Redondo e o 1º TAE
O Campus poço Redondo, localizado no Alto Sertão Sergipano, é o mais novo campus do IFS. Inaugurado a cerca de 2 anos, vai dar início a primeira turma de cursos regulares, no próximo mês de abril, quando começa o ano letivo em todo Instituto Federal. O curso? Técnico em Zootecnia. O primeiro do campus e da Instituição. “Estamos recebendo a segunda leva de professores. Na primeira foram 13 e agora mais sete. E estamos recebendo também um técnico administrativo. Para o campus isso é muito importante, porque é o primeiro técnico administrativo que vai ser lotado em Poço Redondo e vai nos auxiliar muito nos processos de educação e de condução dos nossos cursos e dos nossos projetos”, apontou Irineia Nascimento, diretora geral do Campus.
Para o Assistente de Aluno, Jorge Leonardo Santos, que foi aluno do curso de Segurança do trabalho, no campus Aracaju, ser o primeiro TAE do campus foi uma grande surpresa. “Fiquei bastante feliz e surpreso também em saber disso. Espero contribuir com as atividades do campus e ansioso pela chegada de novos colegas”, revelou, bastante empolgado com a nomeação.


Redes Sociais