Curso Programação de Jogos Digitais completa um ano no Campus Estância
Pioneiro no IFS, curso tem como marco avanços nas áreas de pesquisa, desenvolvimento de jogos e robótica
Por Carole Ferreira da Cruz
Pioneiro no Instituto Federal de Sergipe (IFS), o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Programação de Jogos Digitais do Campus Estância completa um ano de funcionamento com avanços expressivos na área de pesquisa. O envolvimento e o interesse dos estudantes em projetos para o desenvolvimento de jogos e na área de robótica são os grandes marcos desse período, o que demonstra todo o potencial dos jovens quando inseridos num ambiente educacional que favorece o conhecimento.
A participação em projetos tem estimulado o aprendizado de habilidades técnicas e o desenvolvido outras expertises, como criatividade, colaboração, comunicação e responsabilidade. Essa produção pode ser conferida na V Feira de Iniciação Científica (FEICE) e culminou com a premiação do trabalho “Lior Sombrelio: o desenvolvimento de protótipo de jogo 2d em pixel art e trilha sonora original na iniciação científica”, de autoria de Letícia Maria Cardoso Siqueira, Weslania Micaelly Passos Galvão e Paulo André Macedo Cruz de Jesus, sob a orientação do professor Adriano Moreira Costa Vilela.
Outros trabalhos destaque na FEICE foram: “Protótipo do Jogo Digital Tower of Time”, de Jamille Madureira, Leonardo Rodrigues Cabra, Nicolas Deivys Santana Menezes, Matheus Passos Caxico Almeida, Adriano Moreira Costa Vilela e Izabella Cristine Oliveira; e “Brinquedos óticos com material reciclado: desenvolvimento de dispositivos que originaram a animação gráfica reformulados para o ensino através de práticas sustentáveis”, de Leonardo Rodrigues Cabral, Anaide Dantas do Amor Neta, Kaio Alexandre Sousa Dias, Antônio Guilherme Assunção da Silva, João Guilherme Sales Fontes, Thiago Fabiano Oliveira Lopes, Lara Beatriz Bomfim dos Santos e Sofia Santos Dória.
Para a coordenadora do curso, professora Jamille Madureira, o grande desafio ainda é a infraestrutura dos laboratórios, que não dispõe de máquinas adequadas para o desenvolvimento de jogos em ambientes de programação que necessitam de hardware com melhor desempenho. Mas, de maneira geral, os estudantes têm apresentado um bom desempenho, inclusive nas disciplinas das áreas técnicas. “A experiência que trazem como jogadores contribui para o entendimento dos conteúdos, o que aumenta a motivação e a participação nas aulas. Ainda enfrentam um pouco de dificuldade na aprendizagem de programação, o que é comum na área de computação”, afirmou.
Ementa do curso
Nesse primeiro ano, o curso tem mostrado o potencial para formar futuros profissionais com habilidades técnicas e criativas. “Os desafios encontrados na adaptação dos ingressantes de cursos técnicos do IFS, assim como a aprendizagem de programação, já eram esperadas. A atuação do programa de monitorias tem ajudado a mitigar estas dificuldades. Espera-se que, ao longo dos próximos anos, haja mais projetos de pesquisa e extensão que contribuam na formação extraclasse”, ressaltou Jamile Madureira.
O conteúdo do curso tem como base a programação. Além das disciplinas específicas dessa área, há outras que abordam diversas especialidades para um criador de jogos. Já no primeiro ano, a disciplina Conceitos de Jogos aborda os conceitos teóricos, assim como o planejamento de um jogo, incluindo a escrita do roteiro. Já em Multimídia e Animação de Jogos Digitais, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o lado artístico na produção de desenho e animações de personagens e cenários em 2D. Na disciplina do segundo ano, Realidade Aumentada, é possível fazer uma explorarão das técnicas em 3D.
Mercado em expansão
A área de jogos digitais no Brasil está em crescente expansão, sendo o maior na América Latina. Estima-se que 74,5% das pessoas no país são adeptas a jogos eletrônicos, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022. Os jogos têm sido utilizados não apenas para entretenimento, mas como estratégia de treinamento em escolas e empresas, o que aumenta as oportunidades de trabalhos. Além disso, o mercado brasileiro também é destaque em jogos indies.
Inclusive, este ano a turma do curso teve a oportunidade de conversar com o criador independente Gabriel Maki, um jovem de Estância que tem conquistado prêmios no cenário nacional com o jogo Coralina. Na ocasião, numa atividade interdisciplinar com os professores da área técnica, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a criação de um jogo, se sentiram motivados ao ter uma referência na cidade e ainda puderam comprovar que o conteúdo do curso está em consonância com o exigido no mercado de trabalho.
Entusiasmo e motivação
Os alunos estão entusiasmados. “Estou achando o curso de Programação de Jogos Digitais muito bom, com matérias bem interessantes, professores excelentes. É bem gratificante ter a oportunidade de estar nesse curso. O grande destaque é em relação a programação, pois eu sempre quis programar e agora estou entendendo lógica de programação. Minhas matérias preferidas são Programação, Multimídia e Conceitos Digitais”, revelou João Pedro Vasconcelos Santos, 15 anos.
Para o colega de turma, Matheus Passos Caxico Almeida, 15 anos, a experiência no IFS tem sido maravilhosa. “O curso incentiva a criatividade de várias maneiras, como a criação de arte digital, enredo, programação e nos leva a pensar diferente, aprender cada vez mais. O grande destaque desse primeiro ano foi usar a minha criatividade para uma história definitiva, em que eu goste de tudo que eu desenvolvi. Estou gostando de estudar as matérias do curso por ser algo divertido, principalmente Animação de jogos”, destacou.
O curso surgiu como uma demanda de pesquisas na área de jogos digitais que já vinham sendo desenvolvidas no campus desde 2017. Os participantes eram estudantes de Eletrotécnica e Edificações, que careciam de conteúdos específicos de programação e computação para avançarem nos seus projetos. A partir daí foi realizado um amplo processo de consulta com a comunidade acadêmica, que resultou no novo curso ofertado em novembro de 2024 para o processo seletivo 2025.1.
A implantação do curso Programador de Jogos Digitais atende à crescente demanda por profissionais capacitados na indústria de jogos digitais e é uma ótima oportunidade para quem busca essa promissora carreira, combinando técnica e criatividade num ambiente acadêmico estimulante. Antes da implementação, o Campus Estância ofereceu, a partir de 2022, três turmas piloto sob o título Programador de Jogos Eletrônicos, na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC). Essas turmas atraíram grande interesse e receberam alunos de várias regiões, inclusive da capital.


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