Lançada em Japaratuba pedra fundamental do mais novo campus do IFS
Obras começam ainda este ano e tem previsão de conclusão entre 18 e 24 meses
Em cerimônia concorrida, com presença da reitora Ruth Sales Gama de Andrade, do diretor de Planejamento de Obras e Projetos (Dipop), Marcus Alexandre, autoridades municipais e prefeitos da região do Leste Sergipano, foi lançada na última sexta-feira (5), a instalação da pedra fundamental da construção do novo campus do IFS em Japaratuba.
O novo campus terá uma área de 50 mil m², com quase 20 mil m² de área construída, reunindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, ambientes administrativos e espaços de convivência; um investimento é de quase R$ 15 milhões. A previsão é de atender cerca de 1.200 estudantes, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes alinhados às demandas do Vale do Cotinguiba, como formações nas áreas de Energias Renováveis e Petróleo e Gás; setores que impulsionam a economia sergipana, consolidando-se como um polo estratégico de formação profissional qualificada.
“Os primeiros cursos que vamos oferecer no campus Japaratuba, frutos de consulta pública local, estão estrategicamente ligados aos arranjos produtivos que movimentam a região. Mas isso não quer dizer que eles serão os únicos. Trabalhamos do Proeja ao Mestrado e com a consolidação do campus do leste sergipano, poderemos fazer muito mais”, enfatizou a reitora Ruth Gama Sales de Andrade.
Esse é o primeiro campus da nova fase de expansão do IFS, contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). De acordo com o diretor da Dipop, Marcus Alexandre, as obras devem começar ainda este ano. “Com o contrato assinado na última quarta-feira, dia 3 de dezembro, a empresa contratada pede entre 15 e 30 dias para fazer a mobilização, que constitui primeiramente no fechamento com tapume para ter segurança da área da obra e a construção do barracão onde vai guardar os equipamentos e materiais iniciais. Teremos um tempo médio de execução da obra entre 18 a 24 meses, a depender de como fique o regime de chuvas do período”, explicou.
UM MARCO EDUCACIONAL DA REGIÃO
O campus Japaratuba já era esperado há muitos anos. Mas o município foi contemplado apenas com o novo programa de expansão da Rede Federal, anunciado em março de 2024, pelo Governo Federal, por meio do Novo PAC.
Com as obras concluídas, o IFS pretende qualificar estudantes, visando aumentar a qualidade de vida e a renda dos jovens e adultos da região do leste sergipano, além de fortalecer a pesquisa e a inovação em diferentes áreas. “Essa é uma obra importantíssima e estratégica para o desenvolvimento do IFS e também para a região do Vale do Cotinguiba. Creio que com a construção desse campus conseguimos abarcar o estado, faltava uma unidade nessa localidade e agora teremos. Com isso, nossa finalidade é levar conhecimento e preparar profissionais para que atuem dentro da sua própria região, ajudando no crescimento regional e de todo o estado de Sergipe”, enfatizou a reitora.
Para o prefeito de Japaratuba, Décio Neto, a expectativa é grandiosa. “Não apenas para o município de Japaratuba, mas também para todos os municípios circunvizinhos que irão se beneficiar com esse campus aqui, já que a população terá acesso ao conhecimento mais de perto. Estamos muito ansiosos para o início e o término dessa obra para que a sociedade possa usufruir o quanto antes”, declarou.


Redes Sociais