Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Campus Estância implanta Licenciatura em Letras
Início do conteúdo da página
DEMANDA DA COMUNIDADE

Campus Estância implanta Licenciatura em Letras

Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 12h35 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 09h21

Curso será primeira licenciatura em humanidades do IFS e oferta já ocorre no processo seletivo 2026.1

Por Carole Ferreira da Cruz

Licenciatura CAPA NovaCapa2.pngAcaba de ser aprovado o Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. O novo curso já será ofertado no processo seletivo 2026.1, previsto para ocorrer em fevereiro do próximo ano. A demanda surgiu das discussões com a comunidade sobre a necessidade da oferta de licenciaturas no último Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em vigor de 2020 a 2025, com a finalidade de contribuir para a melhoria do letramento linguístico e matemático da Região Sul.

Licenciatura em Letras 2 Freepik OKjpgApós cerca de três anos de trabalho conduzido por uma comissão multicampi, que tratou do Estudo de Viabilidade e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), nasce no Campus Estância a primeira licenciatura em humanidades do IFS. A Comissão da Licenciatura em Matemática segue atuando para que, em breve, esta seja mais uma oferta inédita entregue à sociedade. O ineditismo tem sido uma marca registrada do campus, que implantou os primeiros cursos técnicos integrados ao ensino médio de Sistemas em Energia Renovável e de Programação de Jogos Digitais do instituto.

Transformação social

Licenciatura em Letras3OK FreepikPara o coordenador do novo curso, o professor Daniel Sanchez, o objetivo do PPC foi desenvolver uma formação que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia, pilares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em consonância com o eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social. A partir dessa perspectiva, os futuros docentes serão preparados para compreender a linguagem como instrumento de transformação social, atuando de forma crítica e inovadora nos processos de ensino-aprendizagem.

Daniel Sanchez ressalta que a construção do projeto pedagógico envolveu um longo processo de debates, articulações e deliberações conduzido por especialistas altamente comprometidos . “Estou muito satisfeito com o resultado: um PPC vanguardista, diverso epistemologicamente e alinhado às novas diretrizes nacionais e locais para os cursos superiores. Seremos o primeiro curso do IFS — e, possivelmente, um dos primeiros do Brasil— a responder formalmente às novas resoluções e às orientações sobre estágio, curricularização da extensão, EaD e EPT”, avaliou.

Segundo a diretora geral do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a aprovação da Licenciatura em Letras é um marco para a Região Sul. “Representa o compromisso do IFS com a interiorização da educação pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, ratificando nossa missão institucional. Almejamos que esse curso forme profissionais comprometidos com a diversidade linguística e cultural de escolas e, especialmente, de vidas — e que seja apenas o primeiro passo de uma caminhada ainda maior que viabilize a ampliação de oportunidades à sociedade”, destacou.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página