No Dia Mundial sem tabaco, Campus Socorro realiza evento de conscientização
Ação contou com caminhada, cartazes e palestras em parceria com a Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro
No último sábado, 31, o Instituto Federal de Sergipe, Campus Socorro, promoveu um evento educativo em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, com o objetivo de alertar a comunidade acadêmica sobre os riscos do fumo e do uso do cigarro eletrônico. A ação aconteceu durante a manhã e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, integrando a agenda da Coordenadoria de Saúde do campus (COSE).
A programação contou com uma marcha contra o tabagismo, produção de cartazes temáticos e palestras de conscientização, envolvendo ativamente estudantes, professores e servidores. O momento proporcionou aprendizado, reflexão e integração, fortalecendo o compromisso do IFS com a promoção da saúde e da cidadania.
Segundo o diretor-Geral do campus, professor José Franco de Azevedo, “a ação preventiva tem contribuído para a formação cidadã dos nossos estudantes, ao conscientizar sobre os males causados pelo fumo e pelo uso do vape, com apoio de parceiros importantes como a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde”, disse o gestor.
A mobilização foi bem recebida pelos discentes, como expressou Davi de Jesus, do 1º ano do curso de Sistemas de Energias Renováveis (SER): "Foi divertido e envolvente, com danças e música, mas também trouxe muita conscientização sobre os riscos do tabagismo”. Já Aldo Muniz, do 3º ano do SER, destacou que: "Dias como hoje servem para ajudar as pessoas e nos lembrar de que: ‘vocês não estão sozinhos’", pontuou o jovem.
Encerrando os depoimentos, a estudante Shirley Nunes, do 3º ano, enfatizou o papel fundamental do Grupo de Tabagismo (GTBAS) na orientação e conscientização contra o uso de drogas lícitas, a exemplo do tabaco.
“Nosso encontro foi incrível e muito importante. Aprendemos bastante sobre os malefícios do cigarro convencional e do cigarro eletrônico. Foi um evento educativo, interessante e essencial para o aprendizado da nossa geração, que já enfrenta os riscos dessas drogas desde cedo. O GTABS é uma ação necessária e cheia de impacto na vida das pessoas que passam por ele”, destacou a estudante.
O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio, e foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, para alertar sobre os perigos do tabagismo e incentivar políticas públicas voltadas à redução do consumo de produtos derivados do tabaco. A campanha reforça a importância da prevenção, principalmente entre os jovens, e destaca os impactos nocivos do fumo na saúde e no meio ambiente.
Redes Sociais