Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bibliotecas > Base de Dados Livres
Início do conteúdo da página

Base de dados livres

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 18h48 | Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 18h48 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 11h57

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Base de Dados da Pesquisa Agropecuária da Embrapa

 banner bdpa

http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/

Trata-se da Base de dados que reúne os documentos que compõem o acervo das Bibliotecas da Embrapa, abrangendo a literatura gerada e a literatura adquirida: livros, folhetos, teses, separatas, trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos, documentos digitais, mapas.

 

SOLARIS

PESQUISA SOLARIS

http://bibvet.fmvz.usp.br/cgi-bin/buscador.exe/basesFMVZ/?IsisScript=basesFMVZ/basesFMVZ.xic&lang=P&base=SOLARIS

Base de dados da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Possibilita a pesquisa de documentos como: livros, teses, eventos, memoriais, multimeios, separatas e folhetos, cujos resultados podem ser visualizados nos formatos lista, completo e referência.

 

Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia

 bvs logo 1

 http://www.bvs-vet.org.br/php/index.php

A BVS em Medicina Veterinária e Zootecnia é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento científico, por meio da cooperação das bibliotecas das instituições de ensino de Medicina Veterinária e Zootecnia de todo o país, trabalhando como uma rede de produtos e serviços em Internet, de maneira a atender às necessidades de informação do público em geral.

 

MULTIDISCIPLINAR

Editora do Senado

senado federal

https://www12.senado.leg.br/publicacoes

 

Editora FGV

FGV Editora

https://editora.fgv.br/obras-gratuitas

Desde 1945, a Editora FGV tem por missão divulgar obras das diversas áreas do conhecimento, sempre com a preocupação de contribuir para a melhoria do ensino e da educação no país.

 

Projeto Gutemberg

projectgutenburg

https://www.gutenberg.org/

O Projeto Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros  eletrônicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou  livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha. Mantemos ebooks de elevada qualidade: todos os nossos livros  eletrônicos foram previamente publicados por editores genuínos.  Digitalizámo-los e revimo-los cuidadosamente com a ajuda de milhares de  voluntários. Não precisa de pagar quaisquer taxas ou registros mas, se  considerar que o Projeto Gutenberg é útil, sugerimos-lhe amavelmente que  nos faça uma pequena doação para que possamos comprar e digitalizar mais livros. Também pode ajudar-nos a digitalizar mais livros, a gravar áudios-livros ou denunciando erros.

 

Scielo – Scientific Electronic Library Online

Scielo1

www.scielo.org

Coleção de revistas e artigos científicos. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download.

 

Portal Domínio Público

 Portal dominio publico 3

http://www.dominiopublico.gov.br/

Lançado em novembro de 2004, contém um acervo inicial de 500 obras com a proposta de compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual com o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 

Google books

 Google books

http://books.google.com/

Mais de três milhões de e-books para ler na web, Android, iPhone, iPad, Sony e Nook gratuitamente.

 

EbooksBrasil

 Ebooks brasil2

http://ebooksbrasil.org/nacionais/acrobatebook.html

O eBooksBrasil é uma biblioteca digital pública construída de forma colaborativa e que disponibiliza livros eletrônicos em diversos formatos para download gratuito.

 

Veduca

 Veduca

http://www3.veduca.com.br/

 Vídeos de aulas de diversas universidades do mundo, das mais diversas áreas, com legendas em português.

 

Enciclopédia Britânica

 Enciclopedia britanica

http://www.britannica.com/

 A versão em papel chegou ao fim, mas a enciclopédia que foi a primeira do mundo a chegar à internet continua com sua edição online, atualizada a cada 20 minutos. O acesso gratuito é restrito, mas a taxa anual de US$ 70 garante a consulta ao conteúdo na íntegra. Trata-se de uma boa alternativa para quem não confia muito na Wikipédia e tem um bom conhecimento da língua inglesa.

 

Biblioteca do Congresso

 Library of Congress

http://www.loc.gov/

 Graças ao avanço tecnológico, parte do acervo da maior biblioteca do mundo está a um clique de distância. Trata-se da Biblioteca do Congresso, a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, inaugurada em 1800.

 

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Logo Arquivo

http://www.arquivoestado.sp.gov.br

Uma excelente opção para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo Jornais, o Arquivo Público do Estado traz uma série de revistas, Fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores, apresentando publicações de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos 19 e 20.

 

Coleção Aplauso

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país;

 

Wikilivros

Ficheiro:Wikibooks-logo-pt.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

 http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

 

ENGENHARIA

CPRM – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais

 CPRM

http://www.cprm.gov.br/

 A CPRM disponibiliza várias bases de dados referenciais para consulta, nas áreas de Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Sanitária, Geotécnica, Pesquisa mineral, recursos hídricos, tratamento de Águas.

 

CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Investigações em Ensino de Ciências 

RESVISTA INVESTIGACAO

http://www.if.ufrgs.br/ienci/

 Revista eletrônica voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais quando enfocadas de maneira integrada).

 

Physicae

 Physicae

http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae

 Revista da Associação dos Pós Graduandos do Instituto de Física "Gleb Wataghin". Em sua nona edição, distribuída gratuitamente a mais de 100 instituições de Ensino Superior do país.

 

Khan Academy

 kHAN aCADEMY

http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

 Mais de 300 mil exercícios divertidos de matemática, agora em português

 

LITERATURA

Coleção Digital Machado de Assis

 Colecao Machado de assis

http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=34&Itemid=123

 Por meio de sua biblioteca digital o MEC lançou, em 2008, a Coleção Digital Machado de Assis. Além de lembrar o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura nacional, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede. Agora, os fãs da literatura machadiana não têm nem o trabalho de procurar.

 

Brasiliana USP

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - BBMUSP - Mapas Culturais

http://www.brasiliana.usp.br/

A biblioteca da Universidade de São Paulo já tem uma pequena porcentagem do seuacervo online focado em autores brasileiros ou obras ligadas à cultura nacional emdomínio público. Em destaque, três volumes com gravuras de Debret durante suaviagem pelo Brasil no século 19, todas as primeiras edições da obra de Machado deAssis, José de Alencar e Olavo Bilac e a Coleção da Klaxon, uma das principais revistasdo movimento modernista paulistano. Boa parte das obras raras acompanha textos deapresentação feitos pelos pesquisadores.

 

Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UFPB

Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida

http://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/

Considerando a riqueza da peculiaridade da cultura nordestina, a biblioteca traz cerca de9 mil títulos e 15 mil exemplares de cordéis da Biblioteca de Obras Raras ÁtilaAlmeida, cuja mantenedora é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A bibliotecaapresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo tanto no que dizrespeito às questões de ordem quantitativa como qualitativa (estado de conservação eorganização das peças).

 

HISTÓRIA

Biblioteca Digital Mundial

 biblioteca digital mundial

http://www.wdl.org/pt/

 Lançada em 2009, a biblioteca reúne manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Para fazer pesquisas no acervo os visitantes podem digitar palavras chave no campo de busca ou filtrar o conteúdo por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte.Banco de imagens científicas para apresentações.

 

BANCO DE IMAGENS

Sevier Medical Art

 servier medical logo

http://www.servier.com.br/content/banco-de-imagens

A Servier oferece um banco de imagens de elevada resolução e qualidade para os utilizadores poderem usar nas suas apresentações, nos seus posters, etc. As imagens estão disponíveis para download gratuito, em powerpoint, e organizadas por temas.

 

EDUCAÇÃO

Revista brasileira de estudos pedagógicos (RBEP)

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) recebe nota ...

http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944, é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas.

 

Em aberto

http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto

Criado em 1981, o Em Aberto é um periódico monotemático, com periodicidade irregular (trimestral até 1996), cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Publica artigos e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.

 

Biblioteca Digital Paulo Freire

DSpace

http://www.acervo.paulofreire.org

Organizado pelo Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), a biblioteca traz um rico acervo sobre o educador que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências e, inclusive, diversas críticas e análises relacionadas a seu trabalho.

 

 

Biblioteca do Livro Didático (BLD) e Coleções Especiais

USP - FEUSP promove Concurso Público para Professor

http://www4.fe.usp.br/biblioteca/acervos/biblioteca-do-livro-didatico

O acervo da Biblioteca do Livro Didático (BLD) – é constituído por aproximadamente12 mil volumes. Único em número, diversidade e antiguidade no Brasil da área deEducação, é composto de exemplares datados desde o século XIX até os dias atuais.Objeto de “múltiplas facetas”, o livro didático pode ser pesquisado como produtocultural, mercadoria ligada ao mundo editorial, suporte de conhecimentos escolarespropostos pelas disciplinas escolares, ou, ainda, como veículo de um sistema de valores,de uma ideologia ou de uma cultura.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 947
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6312