Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz IFSO Programa Jovem Aprendiz do IFS, implantado em 2011 pela PROPEX, pelo setor de extensão, beneficia alunos do IFS mediante a aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005.

Na forma da lei o Aprendiz deve ter a carteira assinada garantindo os direitos trabalhistas e proteção previdenciária, recebendo da empresa conveniada salário mínimo-hora para remuneração das horas destinadas à prática por um período de seis meses.

O contrato de aprendizagem é o acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos. O aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 a 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio e inscrito em programa de aprendizagem (art. 428, caput e § 1º., da CLT).

Para candidatar-se no Programa do IFS o Aluno deve estar preferencialmente no primeiro ou segundo período letivo do respectivo Curso técnico/médio.

Confira possíveis vagas na Coordenadoria de Curso.

Procedimentos:

1- A Empresa interessada consulta a lista de Cursos disponíveis no IFS (http://www.ifs.edu.br) preenche cadastro e o envia para o e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2- Em seguida, a Diretoria de Extensão (DIREX) encaminha à Empresa solicitante o modelo de Termo de Convênio de Aprendizagem para que a mesma providencie as assinaturas devidas.

3- A Empresa encaminha o Termo de Convênio impresso e assinado do Programa Jovem Aprendiz do IFS para a Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão aos cuidados da DIREX no endereço Avenida Jorge Amado, 1551, Loteamento Garcia, Bairro Jardins, CEP: 49.025-330 - Aracaju-SE, anexando cópia de CNPJ, certidão negativa previdenciária, razão social, cópia de RG e CPF do responsável legal da empresa.

3- Após assinado do Termo de Convênio, a empresa poderá selecionar alunos do IFS do curso interessado, preenche e envia para a DIREX/PROPEX os Contratos Individuais de Aprendizagem, anexando documentação necessária da empresa e do aluno (declaração de matrícula, histórico escolar, documentos pessoais).

Documentos:    Cadastro de Empresa interessada      |     - Manual de Aprendizagem

 

  • EMPRESAS CONVENIADAS AO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DO IFS
Empresa Alunos do IFS Contratados
HABITACIONAL EMPREENDIMENTOS 32
CASA DAS TINTAS 2
COMPANHIA SUL SERGIPANA DE ELETRICIDADE 7
INDÚSTRIA E COMÉRCIO BARCHA EIRELI 7
HECA COMÉRCIO E CONSTRUÇÃO LTDA. 10
LOJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 6
SUPERMERCADO BOMBOM LTDA. 8
EMPRESA JOSÉ ROBERTO PASSOS NASCIMENTO E CIA LTDA. 2
ARAÚJO TAVARES Engenharia 5
Total:                           79

Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade (DIREX): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (79) 3711-1448