Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente do IFS Campus Lagarto representará Sergipe na conferência nacional do meio ambiente
Início do conteúdo da página
MEIO-AMBIENTE

Docente do IFS Campus Lagarto representará Sergipe na conferência nacional do meio ambiente

Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2025, 15h44

Evento nacional debaterá desafios e soluções para a emergência climática

5f538f4c 31c4 4a93 9b7f 53f781a0aec0 400x300   A professora Raquel Nominato, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Lagarto, foi eleita para representar o município e o estado de Sergipe na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em maio deste ano, em Brasília. A docente, que também é conselheira municipal do Meio Ambiente, participou da etapa estadual do evento, promovida na última quarta-feira, 19, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde foi definida a delegação sergipana.

   Além de Raquel, Lagarto levará mais dois representantes pela Secretaria do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac). Os servidores da Semac, João Fontes e Jamilly Andrade, também integrarão a delegação, garantindo a representação do município nas discussões nacionais sobre políticas ambientais.

   A Conferência Estadual reuniu representantes de diversos municípios para debater soluções relacionadas à emergência climática, com base em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental. Durante o evento, 30 delegados foram escolhidos para representar Sergipe na etapa nacional.

Imagem do WhatsApp de 2025 02 21 às 15.19.33 5740deb3   Para Raquel Nominato, a participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade de levar às discussões nacionais a realidade climática enfrentada por Lagarto e por todo o estado. Ela destaca a importância de propor soluções baseadas em experiências locais, como a transição agroecológica e a valorização dos saberes tradicionais na formulação de políticas públicas. "Nosso compromisso é apresentar propostas concretas que possibilitem o desenvolvimento sustentável de Sergipe, conciliando progresso econômico e preservação ambiental", afirmou a docente.

   Raquel também ressaltou que sua nomeação como delegada é resultado do empenho coletivo de educadores, gestores e comunidades que trabalham por um futuro mais sustentável. "Estar nessa conferência significa reforçar a necessidade de uma ação integrada entre diferentes esferas governamentais e sociais para o enfrentamento da emergência climática. A participação do IFS nesse debate é fundamental para garantir que a educação ambiental continue a desempenhar um papel estratégico na formação de soluções sustentáveis", concluiu.

   A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente terá como tema central "Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica" e reunirá representantes de todo o país para a elaboração de diretrizes que contribuirão para a formulação de políticas ambientais no Brasil.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página