Produção científica e extensão marcam o 3º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo do IFS
Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto promoveu seu 3º Simpósio Acadêmico, reunindo professores, estudantes, egressos e convidados em uma programação rica em produção científica, debate crítico e troca de saberes.
A programação contou com mesas-redondas temáticas que abordaram pesquisas de doutorado, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e projetos de extensão desenvolvidos no IFS.
Também integraram o evento a exposição artística de desenhos, maquetes e esculturas produzidas pelos estudantes, além da apresentação de resumos expandidos organizados em quatro sessões temáticas, evidenciando a integração entre ensino, pesquisa e extensão no currículo do curso.
Segundo o professor Márcio Lima, presidente da comissão organizadora do evento, o simpósio é um momento muito importante porque tira a gente da rotina de sala de aula e coloca os estudantes em contato direto com a produção de conhecimento que está acontecendo no curso. Eles se veem como autores, compartilham ideias, escutam os colegas, recebem devolutivas... tudo isso faz parte da formação.
"A gente percebe como esse tipo de evento fortalece a pesquisa, a extensão e, principalmente, a troca. É isso que vai formando o olhar crítico, sensível e comprometido que a gente espera de futuros arquitetos e urbanistas."
A estudante Cássia Bomfim, do 5° período de Arquitetura e Urbanismo, destacou que participar do simpósio foi uma experiência transformadora. Tive a chance de apresentar um trabalho que desenvolvi no ano passado, trocar ideias com colegas de diferentes áreas e, principalmente, compreender como nossas pesquisas podem dialogar com a realidade à nossa volta.
Também participei de uma mesa redonda no CineArq, discutindo um filme exibido durante o evento, "Retratos Fantasmas", de Kléber Mendonça Filho, e foi incrível perceber como o cinema pode nos ajudar a refletir sobre espaço, cidade e sociedade. "Esse tipo de vivência amplia nossa formação muito além do conteúdo das disciplinas e nos ensina a pensar de forma mais crítica, sensível e conectada com o mundo. Senti que estou mesmo fazendo parte de uma construção coletiva de conhecimento."
Os trabalhos apresentados durante o simpósio serão publicados nos Anais do evento, contribuindo para o fortalecimento da produção científica no âmbito do ensino técnico e superior. Isso reafirma o compromisso do IFS Campus Lagarto com a pesquisa, a formação crítica e a valorização do protagonismo estudantil. O simpósio consolida o curso de Arquitetura e Urbanismo como referência na educação pública de qualidade em Sergipe.
Redes Sociais