1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Inclusão às Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (SEMINC), teve como tema central: “Igualdade e democracia: reparação e justiça social”.
A atividade contou com a participação ativa de servidoras e estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, integrantes do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). Essa representação foi de grande relevância, pois reforçou o compromisso do IFS com a pauta do letramento racial, da valorização da diversidade e da defesa dos direitos humanos.
Participação do NEABI Lagarto na 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) – Lagarto
A atividade contou com a participação ativa de servidoras e estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, integrantes do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas).
No dia 11 de agosto de 2025, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), realizada no Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas (Colégio Polivalente), em Lagarto, das 8h às 13h.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Inclusão às Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (SEMINC), teve como tema central: “Igualdade e democracia: reparação e justiça social”. Durante a conferência, foram eleitos delegados para representar o município nas etapas estadual e federal, fortalecendo a participação social e a construção de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.
A atividade contou com a participação ativa de servidoras e estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, integrantes do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). Essa representação foi de grande relevância, pois reforçou o compromisso do IFS com a pauta do letramento racial, da valorização da diversidade e da defesa dos direitos humanos. Após a palestra de abertura, os participantes foram organizados em grupos para debater três eixos fundamentais: Democracia, Justiça Social e Reparação.
O NEABI Lagarto marcou presença nos grupos de discussão, contribuindo com reflexões e trocas de experiências sobre as demandas da população negra no município. A participação do Neabi fortaleceu o diálogo coletivo e evidenciou a importância do engajamento das instituições educacionais nos espaços de construção de políticas públicas para a igualdade racial.


Redes Sociais