Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professor do IFS recebe prêmio de destaque científico
Início do conteúdo da página
RECONHECIMENTO

Professor do IFS recebe prêmio de destaque científico

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 17h32 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2025, 16h40

Agraciado com o XIII Prêmio João Ribeiro, projeto de pesquisa desenvolveu um sistema de automação residencial por controle de voz e identificação por radiofrequência e biometria

Crédito Erick Ohara SecomNa última segunda-feira, 25 de agosto, ocorreu a cerimônia de entrega do XIII Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (FAPITEC/SE) a pesquisadores de destaque em diversas áreas da ciência. Entre os projetos premiados, está o de desenvolvimento de um sistema de automação residencial por controle de voz e identificação por radiofrequência e biometria, coordenado pelo professor Diego Coriolano, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que recebeu o 1º lugar na categoria Pesquisador Destaque, na área de Ciências Exatas.

Nascido em uma iniciação científica coordenada pelo professor, o projeto veio a se tornar, em 2022, tema do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante JoséCoriolano 5 Adilson deFreitas Júnior, hoje egresso do curso de Engenharia Elétrica do Campus Lagarto. Para José Adilson, participar do projeto foi uma experiência transformadora, uma vez que ele pôde aplicar na prática conhecimentos vistos durante o curso e contribuir para o desenvolvimento de uma interessante solução em automação residencial. “Ver nosso trabalho reconhecido com o Prêmio João Ribeiro é motivo de muito orgulho e só reforça a importância da pesquisa no IFS”, afirma José Adilson, que é um dos autores do livro fruto do projeto (confira no final da matéria).

O professor Diego Coriolano destaca que o diferencial do projeto em relação a outros semelhantes está na combinação de múltiplas tecnologias em um único sistema. “Ao mesmo tempo em que possibilita comandos de voz e interface pelo aplicativo Audomótic, o projeto também garante segurança reforçada, com o uso de biometria e radiofrequência (RFID)”, frisa Diego, que desenvolveu o projeto no Campus Lagarto, embora atualmente dê aulas no Campus Socorro.

Crédito 2 Erick Ohara SecomCom a integração de diversas ferramentas em um só sistema, o projeto tem também como finalidade abrir o leque do possível público-alvo, fazendo do aparato um mecanismo de inclusão tecnológica. Segundo Diego, essa integração facilitaria, por exemplo, o uso do sistema em residências com pessoas idosas ou com necessidades específicas. Além disso, enfatiza o professor, “a utilização de protocolos de comunicação como o MQTT viabiliza o controle remoto em tempo real via internet, trazendo funcionalidades normalmente restritas a sistemas comerciais de alto custo”.

Acesse aqui o livro resultante do projeto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página