Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias PROPEX > Vem aí: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFS (SNCT/IFS 2023)
Início do conteúdo da página
20ª SNCT

Vem aí: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFS (SNCT/IFS 2023)

Escrito por CARLOS WHENDEL KREME | Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 08h10 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 08h10 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 15h48
ifs.png logo 

 

Qual é o tema da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.

O biênio 2022–2023 foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022–2023.

O tema enfatiza as Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.

Mas o que é Ciência Básica?

Ciência Básica pode ser definida como aquela produzida para o avanço de 29 conhecimentos fundamentais relacionados aos fenômenos da natureza, humanos e das matemáticas. A produção de conhecimento científico fundamental ou básico é movido pela necessidade humana de conhecer como o mundo funciona, sejam seus processos naturais ou as relações e criações materiais e imateriais humanas.

As Ciências Básicas constroem as bases do conhecimento científico aplicado. A física e a matemática, por exemplo, relacionam–se diretamente com a Engenharia Civil, que possibilita a construção de estruturas seguras. A física e a química são fundamentais para o desenvolvimento de materiais resistentes e seguros para a construção de tais estruturas. O desenvolvimento de medicamentos eficazes para o tratamento de doenças deriva, por exemplo, da química e da biologia. Já a matemática é a base da computação e da inteligência artificial.

As Ciências Humanas e Sociais são a base das políticas e estratégias voltadas para o bem-estar humano e para o desenvolvimento social, político e economicamente sustentáveis. A Antropologia, por exemplo, tem, historicamente, papel fundamental no conhecimento de práticas de saúde tradicionais que levam ao desenvolvimento de novos medicamentos ou de técnicas de cuidados mais eficientes e humanizadas.

As Ciências Básicas são importantes para o Desenvolvimento Sustentável?

 As Ciências Básicas têm uma contribuição importante a dar para a implementação do Desenvolvimento Sustentável. Elas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios cruciais, como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação. Elas nos permitem entender o impacto dos atualmente quase 8 bilhões de pessoas no planeta e agir para limitar, e às vezes até reduzi–lo: destruição da camada de ozônio, mudança climática, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies vivas. (Michel Spiro, President of IUPAP, disponível em https://www.iybssd2022.org/en/about–us/)

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade. A agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) interconectados que abordam os principais desafios enfrentados no Brasil e no mundo.

ODS POSTAR 768x384

Figura – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável parecem estar explicitamente interligados aos avanços científicos: Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4), Água potável e saneamento (ODS 6), Energia limpa e acessível (ODS 7), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13), Vida na água (ODS 14) e Vida terrestre (ODS 15). Enquanto outros podem, à primeira vista, parecer mais distantes das Ciências Básicas, mas também dependem dos conhecimentos construídos por estas disciplinas para seu alcance: seja o conhecimento da Ciências Sociais e da Economia para a Erradicação da Pobreza (ODS 1), os avanços da Química sobre os agrotóxicos e seus contaminantes e das Ciências Biológicas sobre o desenvolvimento dos vegetais ou dos micro-organismos que contribuem para o alcance do ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável ou as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais que apontam para estratégias e soluções para a Paz, a Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16), dentre outros exemplos possíveis.

As Ciências Básicas, enfim, são essenciais para a compreensão dos fenômenos naturais e sociais, capacitando as pessoas a interagir com esses fenômenos de forma mais consciente e a lidar com eles de maneira mais efetiva, sendo, portanto, a base para maiores avanços tecnológicos, políticos, sociais e humanos.

Em relação ao Desenvolvimento Sustentável e à Sustentabilidade, nota–se que as Ciências Básicas fornecem subsídios para enfrentar desafios cruciais da atualidade, como o acesso universal a alimentos e energia, cobertura de saúde, tecnologias de comunicação e diminuição das desigualdades sociais, raciais e de gênero. Elas também possibilitam a compreensão do impacto das mudanças climáticas à vida no planeta, à exaustão de recursos e à extinção de espécies, podendo indicar alternativas científicas e tecnológicas que possam contribuir na redução dos impactos negativos ou mesmo para a melhoria da vida no planeta.

As Ciências Básicas são fundamentais para permitir o conhecimento e a intervenção em relações sociais ou de trabalho indignas e para estabelecer estratégias de erradicação de preconceitos raciais e de gênero.

As Ciências Básicas fornecem ferramentas essenciais para garantir o diálogo multicultural, a estabilidade política e a paz, essenciais para o Desenvolvimento Sustentável e para Sustentabilidade.

Os modelos operacionais e métodos de trabalho em rede desenvolvidos pela comunidade de pesquisadores e pesquisadoras de Ciências Básicas tem grande potencial de contribuição para a efetiva implementação dos ODS.

Apesar das Ciências Básicas serem um importante pilar de sustentação do avanço tecnológico, sua contribuição, muitas vezes, não é suficientemente reconhecida. Por isso, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 é uma oportunidade para que líderes políticos, econômicos e sociais e a população em geral entendam a importância das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade do planeta, seja em seus aspectos sociais, econômicos, políticos ou ambientais.

 

Mais informações, tais como Perguntas orientadorasExemplos de assuntos que podem ser abordados na SNCT 2023 podem ser conferidas no endereço: https://semanact.mcti.gov.br/entenda-como-funciona-a-semana-snct/


PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO

    • PROGRAMAÇÃO GERAL - Clique AQUI  - NOVO (Atualizado 19/11/2023)
    • DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES POR SALAS  - Clique aqui - NOVO (Atualizado 19/11/2023)

NORMAS PARA SUBMISSÕES

    • ANEXOS PARA OS RESUMOS - Clique AQUI
    • ATENÇÃO!!!! SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 20/10/2023
    • Retificação 03 - Chamada para Submissões de Publicações SNCT/IFS 2023: Clique aqui
    • Retificação 02 - Chamada para Submissões de Publicações SNCT/IFS 2023: Clique aqui
    • Retificação 01 - Chamada para Submissões de Publicações SNCT/IFS 2023: Clique aqui
    • Chamada para Submissões de Atividades da Programação Central da SNCT/IFS 2023 (Oficinas, minicursos, atividades culturais, etc): Clique aqui 

RESULTADOS 

  • Congresso de Iniciação Científica - IC Clique aqui
  • Fórum de Pós-graduação – FORPÓS - Clique aqui
  • Pesquisa Técnico(a)-administrativo(a) - PTAE Clique aqui

 SESSÕES TÉCNICAS - Horários

  • Critérios para Avaliação das Apresentações Orais - Clique aqui - NOVO (Atualizado 19/11/2023)
  • Horário das sessões de apresentação  Clique aqui - NOVO (Atualizado 19/11/2023)
  • Modelo de Slide para ser utilizado na Apresentação Oral - Clique aqui (Novo) (Obs.: Caso o navegador bloqueie o acesso, clique com o botão direito e 'Salvar link como')
  • Modelo do plano de fundo para slides: SNCT/IFS: Clique aqui

Obs: Tempo de apresentação dos projetos10 minutos + 5 minutos para perguntas.


 

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1383
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=386